A Euromaster tem vindo a posicionar-se como uma rede oficinal de referência para as frotas. António Pereira, Business Development e Fleet Director da Euromaster Portugal, em entrevista à Automotive, explica a diferenciação que esta rede disponibiliza, no âmbito nacional para os clientes frotistas de viaturas ligeiras.
De acordo com este responsável “a revisão oficial é um fator diferenciador da rede Euromaster e que nos posiciona num lugar cimeiro no serviço destinados aos frotistas, seja de um grande operador como é o caso do nosso cliente Ayvens, seja de outros clientes com diferentes dimensões, mas de igual importância para nós. Nas frotas, a primeira revisão dos automóveis já é realizada em centros Euromaster, mantendo a garantia dos fabricantes, com o cumprimento integral do programa de revisão que é definido pelos diferentes fabricantes automóveis.
Os tradicionais packs de revisão com óleo e filtros são uma prática comum nas redes oficinais, mas esses packs não garantem a revisão oficial preconizada pelas marcas automóveis. Com este desenvolvimento diferenciado e já consolidado na Euromaster, hoje temos uma rede capaz de evoluir com parceiros frotistas.
Estruturação da rede
O serviço de mecânica nas frotas exige equipas bem formadas tecnicamente, equipamentos e ferramentas de elevada qualidade, e também processos muito bem definidos para que, quando operamos em escala com frotistas, os procedimentos sejam cumpridos com agilidade e qualidade.
A faturação centralizada para o cliente frotista tem sido uma das mais valias nesta celeridade, sendo um fator de diferenciação positiva. Apesar dos nossos mais de 90 centros Euromaster em Portugal, a fatura é feita com apenas um número fiscal (NIPC), e desde a parte comercial até à parte de pagamentos é gerida por uma única pessoa. Facilita os processos, dá uma maior estabilidade na relação entre as partes e reforça o nosso compromisso de qualidade com o cliente empresarial.
A quase totalidade dos nossos centros trabalha a área da mecânica, sendo que temos vários centros que realizam inclusive a mecânica pesada, desde mudanças de embraiagens até à substituição de motores.
Atualmente, a nossa rede tem capacidade de utilizar as ferramentas informáticas das próprias gestoras de frota, ou de utilizar as nossas, consoante for mais facilitador para os clientes. Esta flexibilidade permite-nos criar soluções à medida, quer seja para as gestoras de frota, quer para os frotistas que preferem realizar diretamente a gestão das suas frotas.

Evolução dos serviços
A Euromaster, na sua génese formou-se como sendo uma rede de pneus e assim funcionou durante vários anos. Atualmente vamos mais além dos pneus, com a inclusão de serviços no âmbito da mecânica. Foi uma mudança estrutural, motivada em grande parte pelo acordo que realizamos em 2017 com a Leaseplan (atual Ayvens), onde fomos desafiados a realizar a manutenção e reparação mecânica de milhares de viaturas da sua frota. À época, tínhamos cerca de 58 centros Euromaster em Portugal, hoje reunimos mais de 90 franchisados.
Esta parceria foi a alavanca necessária para que a rede acelerasse a sua capacitação na área da mecânica, quer em termos de serviços de mecânica rápida (SMR), quer também a revisão oficial, ou seja, a intervenção em viaturas em garantia cumprindo o plano de manutenção das marcas. Assim, efetuamos esses serviços com base nos sistemas Autodata e GT Estimate,

Abrangência geográfica
Estamos presentes em Portugal desde 2012 e somos uma empresa totalmente detida pelo grupo Michelin. Contamos atualmente com 93 centros em Portugal Continental e Açores, tendo recentemente registado a abertura do centro Euromaster em Montalegre. É uma região que fica fora dos grandes centros urbanos e da grande concentração populacional, mas que está em linha com a nossa política de expansão, fora das grandes urbes.
Somos transparentes com os clientes e há que referir dois distritos onde ainda não temos cobertura, que são os de Bragança e Guarda, bem como a região da Madeira. O nosso objetivo é ter uma cobertura geográfica abrangente, de forma a conseguir responder aos desafios da mobilidade dos nossos parceiros, sejam particulares ou empresas. A nossa rede em Portugal é totalmente composta por franqueados, sendo um conceito que se revelou vencedor ao longo destes anos.
A estrutura central da Euromaster em Portugal consiste em uma equipa composta por sete profissionais: três diretores regionais que acompanham as franquias, dois RDOs que são engenheiros mecânicos e que fazem um trabalho de acompanhamento de proximidade aos técnicos dos centros, uma assistente comercial e eu, que tenho a função do desenvolvimento da rede e captação de frotas B2B para a rede.
Adicionalmente temos um call-center dedicado que concentra e coordena todos os pedidos de autorização, emissão de faturas, receção de faturas dos centros, entre outros processos, funcionando das 8h30 às 18h.
Serviços feitos à medida das frotas – exemplos
O serviço de manutenção e reparação que disponibilizamos aos clientes frotistas é dedicado e vai além-fronteiras. Por exemplo, uma empresa portuguesa que tem os seus furgões a realizar trabalhos em vários países da Europa, consegue replicar a solução que tem na Euromaster em Portugal, para Espanha, França, Itália, Suécia entre outros. Este é o nível que conseguimos coordenar além-fronteiras.

Adicionalmente, e porque a nossa génese são os pneus, somos capazes de encontrar soluções abrangentes e dedicadas a cada utilização frotista. Temos frotas que operam entre Portugal e Alemanha e, ao invés das suas viaturas terem de trocar de pneus quando se deslocam no inverno à Alemanha, aconselhamos a utilização de pneus cross-climate da Michelin.
Estes pneus têm todas as certificações para circularem no inverno na Alemanha, bem como em outros países do centro europeu. Reduziu-se logo para metade as entradas em oficina, e uma significativa redução do tempo de paragem das viaturas. Encontrar os pneus adequados para uma operação frotista é a nossa especialidade.
A mobilidade elétrica tem trazido novas oportunidades ao segmento dos pneus, principalmente nas frotas, pela sua escala. Um dado importante: os pneus são responsáveis em até 20% do consumo de bateria dos veículos elétricos. Por isso a autonomia também está diretamente associada à tipologia de pneus utilizados nas frotas. Os pneus também têm uma grande influência no conforto acústico dos carros, com benefícios para os condutores.
Desta forma, para conseguirmos dar resposta a esses novos desafios relacionados com a nova mobilidade, precisamos ter uma oferta de pneus tecnologicamente avançados, com um serviço de aconselhamento e montagem de qualidade, sendo esta uma das bases da rede Euromaster. Adicionalmente, e com cada vez maior preponderância nos centros Euromaster, a revisão oficial e os serviços de manutenção e reparação das frotas ligeiras, são fatores que nos têm diferenciado pela positiva neste segmento de mercado, onde ainda temos um potencial de crescimento sustentado, através da nossa qualidade, reputação e cobertura geográfica”, destacou António Pereira





























