O primeiro camião 100% elétrico adquirido pelo grupo Luís Simões foi entregue pela MAN Truck & Bus Portugal. Trata-se do modelo MAN eTGX 20.449 4×2, unidade que assinala o início da transição energética desta empresa de referência nacional no transporte pesado de mercadorias.
O novo MAN eTGX 20.449 4×2, com uma autonomia de até cerca de 500 km com um único carregamento, integrará a frota da Luís Simões e estará dedicado a serviços diários de transporte em semirreboque entre as regiões do Porto e de Lisboa.

Com este modelo 100% elétrico, a Luís Simões dá um passo decisivo rumo à descarbonização das suas operações. O MAN eTGX 20.449 4×2 foi desenvolvido com tecnologia de última geração, elevada autonomia, capacidade de carga competitiva, eficiência energética e sistemas avançados de assistência ao condutor.
Entre os destaques técnicos, inclui o sistema OptiView e integra os serviços digitais da plataforma RIO, oferecendo monitorização, conectividade e suporte inteligente para uma operação moderna e eficiente.
O MAN eTGX, é um camião que disponibiliza tempos de carregamento reduzidos, estando ajustado às atividades dos operadores que pretendem integrar veículos elétricos em percursos de média e longa distância, com zero emissões locais.
Acompanhamento técnico
Em se tratando de uma transição energética de frotas de camiões, a MAN disponibiliza uma consultoria técnica de grande espectro, que inclui: análise detalhada das rotas e simulação da viabilidade operacional com veículos elétricos; estudo da rede logística do cliente e definição de uma estratégia personalizada de eletrificação e planeamento da infraestrutura de carregamento e coordenação da sua implementação.
Em complemento, é disponibilizada uma avaliação económica e estimativas de retorno do investimento com base em consumo energético, custos operacionais, impostos, manutenção e benefícios ambientais, bem como formação técnica adequada e apoio contínuo para garantir que a transição decorre de forma segura, eficiente e economicamente sustentável.

Pós-venda adaptado
Para assegurar um serviço de pós-venda com segurança e ajustado aos camiões 100% elétricos, a MAN Truck & Bus em Portugal adianta que a sua rede oficial de oficinas está totalmente preparada para prestar assistência a estes modelos de camiões, através de equipas técnicas especializadas, certificadas e formadas para trabalhar com sistemas de alta voltagem. A marca informou ainda investiu em equipamentos, procedimentos de segurança e formação contínua, garantindo um serviço após-venda adequado às exigências desta nova tecnologia.
Formação certificada
Tendo em conta a especificidade deste tipo de camião e no dia da entrega do modelo, os motoristas da Luís Simões receberam uma formação técnica especializada, ministrada por formadores certificados MAN ProfiDrive. A sessão incluiu boas práticas de condução elétrica, gestão eficiente da bateria, segurança de operação e maximização da autonomia — assegurando que o veículo entra em operação com total segurança e conhecimento técnico por parte da equipa que o irá conduzir.

Infraestrutura de carregamento REMO
Para garantir a plena integração do veículo nas suas operações, a Luís Simões procedeu à adaptação das suas instalações, criando uma infraestrutura necessária para o carregamento do camião elétrico da MAN. Estas infraestruturas integram uma solução all-in-one pioneira em Portugal, desenhada para as especificidades das frotas de camiões elétricos, assegurando maior disponibilidade, rapidez e fiabilidade nos processos de carregamento.
Este processo foi desenvolvido em colaboração com a sua parceira tecnológica REMO – Powered by Mota-Engil, responsável pela instalação dos carregadores de 300kW nos seus Centros de Operações Logísticas do Carregado e de Vila Nova de Gaia, que permitirá à empresa Luís Simões uilizar o MAN eTGX de forma eficiente, segura e sustentável.
Parceira estratégica
A entrega do modelo MAN eTGX 20.449 4×2 representa um marco determinante para o setor de transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, demonstrando que a mobilidade elétrica já é uma opção real e competitiva para as transportadoras.

Segundo David Carlos, Diretor Geral da MAN Truck & Bus Portugal “ a nossa marca reafirma-se como parceira estratégica de empresas comprometidas com a sustentabilidade, disponibilizando não apenas veículos de alta tecnologia, mas todo o suporte técnico, logístico e serviços digitais necessários para operar com excelência no presente e no futuro.
Desta forma, a entrega do MAN eTGX à Luís Simões representa um passo importante no caminho para a mobilidade elétrica no transporte de mercadorias. Estamos muito orgulhosos por apoiar este operador de referência nacional, que está a assumir de forma clara e estratégica o desafio da descarbonização”, declarou.
Por outro lado, e segundo a REMO Powered By Mota-Engil, empresa do Grupo Mota-Engil dedicada a soluções de mobilidade elétrica, o sistema implementado nestes centros logísticos combina tecnologia de ponta, com recurso a IA (Inteligência artificial) e gestão digital integrada focada no carregamento e na gestão de frotas. A solução foi concebida de forma modular e escalável, permitindo o aumento progressivo da potência instalada em função da evolução da frota e das necessidades operacionais.
Assim, o primeiro camião 100% elétrico desta empresa passará a realizar diariamente uma rota de médio curso pela Autoestrada A1, resultando numa redução de 97 toneladas de CO₂ por ano por substituição de solução diesel por elétrica, demonstrando a viabilidade da mobilidade elétrica neste tipo de rotas e operações.





























