O encontro organizado pela Associação Espanhola do mercado peças de reposição para veículos pesados – AERVI, realizado nas instalações do IFEMA, em Madrid, foi um dos mais participativos deste setor empresarial, evento especializado onde a Revista Automotive esteve presente.
Segundo a AERVI, “o mercado de peças de substituição de veículos comerciais, impulsionado pela dinâmica do transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, está a crescer acima da média económica, embora com uma rentabilidade inferior à esperada pelos líderes empresariais”.

Encontro debateu a realidade atual e os desafios futuros deste segmento de pós-venda, tendo reunido mais de 200 profissionais do mercado de pós-venda e empresários de todo o país.

Cristina Pedreño, CEO do Grupo Pedreño e recém-eleita presidente da AERVI juntamente com a sua equipa executiva, liderada por Carlos Martín, secretário-geral da entidade, acolheu as duas centenas de participantes profissionais e especialistas do setor, que tiveram a oportunidade de debater o estado atual e o futuro do mercado de peças de substituição de veículos comerciais.
Carlos Martín, destacou a importância desta iniciativa “por criar um espaço para refletir sobre o presente e o futuro do setor, identificar desafios e estabelecer objetivos claros, bem como as estratégias necessárias para os alcançar”.
Por sua vez, David Moneo, diretor da Ifema Movilidad, destacou a próxima edição da Motortec 2025, que se realizará de 23 a 26 de abril no IFEMA, que deverá contar com uma boa adesão do mercado de peças de substituição de veículos comerciais, tanto em termos de exposição de produtos e serviços, bem como debates e partilha de conhecimento.

Diesel ainda é rei
Este encontro empresarial da AERVI, coordenado pelo consultor de comunicação Raúl González, disponibilizou aos participantes importantes conteúdos sob a forma de apresentações desenvolvidas por José Manuel López Montoya, diretor comercial da MSI Market Intelligence, consultora especializada em frotas automóveis, e Fernando López, diretor-geral para o mercado ibérico da GIPA, empresa especializada em análise do setor de pós-venda.

O diretor geral da GIPA reteve a atenção dos participantes com uma apresentação de elevada qualidade informativa, onde deu a conhecer, com números e estatísticas, o panorama do setor de veículos pesados em Espanha; quantificou o peso dos motoristas independentes e das frotas no mercado dos transportes; destacou o potencial dos clientes do mercado de peças de substituição dos veículos pesados, bem como o impacto das oficinas próprias dentro das instalações das empresas de transportes rodoviários de mercadorias em Espanha.
Segundo os dados que foram apresentados, o diesel continua a ser o combustível de maior utilização nas frotas de camiões e autocarros em geral, sendo que os serviços de reparação destes veículos pesados está a se desenvolver com maior frequência dentro das próprias empresas transportadoras, criando assim mais oportunidades de negócios diretos de venda, para as empresas do setor de peças de reposição de veículos pesados.





























