O Scania Driver Support, é a junção entre formação e conetividade. A Primafrio, uma das maiores frotas em Espanha, pôs este sistema à prova e, segundo a marca, os resultados foram acima do esperado: cerca de um litro e meio de poupança de combustível por 100 quilómetros para cada veículo
“À Scania une-nos uma relação de confiança e respeito com mais de 30 anos. Juntos desenvolvemos vários projetos tecnológicos, mas sem dúvida o mais importante foi este pela sua contribuição para a redução das emissões”, comenta José Esteban Conesa, consultor delegado da Primafrio.
O Scania Driver Support é um sistema inteligente que ajuda os condutores a conseguir uma condução mais eficiente e segura. O sistema antecipa o terreno à frente memorizando a topografia dos próximos três quilómetros e, em combinação com os sistemas de assistência à condução, obtém o máximo do veículo, com base principalmente em três parâmetros:
- Condução em declives, ao ajudar o condutor nos declives com um consumo de combustível ideal
- Antecipação, para aproveitar a máxima inércia do veículo
- Sistemas de travagem, que, usados adequadamente, reduzem os riscos nas estradas.
Com base nestas medições, o sistema recompensa os condutores pela sua eficiência e segurança.

Este sistema é apoiado pela formação dos condutores, sendo estes ensinados a obter o melhor desempenho do veículo com o menor consumo; no coaching, recebendo os condutores um relatório sobre a sua condução e conselhos sobre como melhorar todos os dias; e no sistema de gestão das frotas, que permite a monitorização da condução.
“Este modelo de conetividade está presente em todos os veículos que comercializa Scania desde o ano de 2012 e associado à formação dos condutores e ao seguimento na plataforma de conetividade da Scania podemos ver o bom uso e as boas prestações dos veículos da Scania”, comenta Sebastián Figueroa, diretor-geral da Scania Ibérica.