abricante de referência mundial de filtros para o mercado automóvel, a Mann-Filter acaba de anunciar o lançamento do filtro de óleo W 7071, como equipamento original para os novos camiões elétricos eActros 300 e eActros 400, da Mercedes-Benz
O filtro de óleo da transmissão e-axle, reduz a perda de carga em aproximadamente 50% e é equipado com um novo meio filtrante totalmente sintético Multigrade OEM 50, desenvolvido especificamente para este tipo de transmissão.
O facto de os veículos elétricos não possuírem caixa de velocidades não significa que não tenham um sistema de transmissão incorporado. No caso dos novos camiões elétricos eActros, o sistema escolhido é do tipo “e-axle”, uma solução compacta que aciona diretamente o eixo do veículo, que integra, nesta mesma unidade, o motor elétrico, a eletrónica de potência e a transmissão .
Desafio tecnológico
Como todos os componentes da transmissão estão integrados no eixo, um único circuito de óleo é suficiente para cumprir as funções de refrigeração e lubrificação. No entanto, essa vantagem apresenta um desafio, pois como o óleo está em contato direto com os componentes mecânicos e eletrónicos, partículas metálicas e aparas da transmissão podem acabar no motor elétrico e causar danos.
Portanto, para o bom funcionamento do e-axle, essas partículas devem ser removidas do sistema de forma eficiente, rápida e permanente. Como em muitas transmissões convencionais, o foco está na separação de partículas e, portanto, é necessário um filtro adequado e evoluído tecnologicamente.
Para atender a esses novos requisitos de mobilidade elétrica, a Mann-Filter desenvolveu uma nova linha de filtros de óleo de transmissão para proporcionar uma refrigeração e uma lubrificação perfeitas, do eixo elétrico. Outra vantagem adicional é a maior resistência química, permitindo longos períodos de manutenção de acordo com as especificações do fabricante do veículo