Revista Automotive
Quarta-feira, Outubro 15, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

MAN – eletrificação e comunicação são os novos vetores de crescimento

16 de Janeiro, 2023
in Pesados e Máquinas
MAN – eletrificação e comunicação são os novos vetores de crescimento

No lançamento do novo camião elétrico da MAN no IAA de Hannover deste ano, entrevistámos Johan Björnör, Senior Vice President, head of area Europe da MAN Truck & Bus, que nos conta sobre os novos rumos da empresa na Europa.

“Para começar, gostaria de falar sobre o atual momento, visto que estamos muito satisfeitos com as encomendas dos clientes em geral. Temos uma procura maior do que a capacidade de produzir e entregar camiões. O grande volume das encomendas veio confirmar que os clientes estão muito satisfeitos com os nossos produtos da nossa marca.

Relativamente ao futuro, as nossas projeções apontam para uma maior procura pelos veículos 100% elétricos. Há 4 anos, lançámos o camião eTGM, que arrancou com testes de estradas junto aos nossos clientes, para depois passar à fase de produção, sendo assim um dos primeiros camiões elétricos nas estradas europeias.

Contudo, o desenvolvimento do eTGM baseou-se na troca do motor a combustão por um motor elétrico. Hoje, o modelo eTruck, foi projetado de raiz para ser um camião 100% elétrico de longo curso, e para ser produzido em grande escala.

A MAN tem uma tradição de mais de 100 anos na produção de motores a diesel, e iremos continuar a construí-los apenas para os mercados que assim o necessitem. Estamos a investir na sustentabilidade, com projetos cada vez mais vocacionados para a eletrificação.

No entanto, a dinamização da eletrificação dos camiões depende e muito do desenvolvimento de infraestruturas de carregamento. Por isso temos vindo a investir, em conjunto com outras marcas de camiões, numa rede de carregamento público nas estradas europeias para serem utilizadas pelos camiões de longo curso.  Queremos chegar aos 17 mil postos de carregamento, no mais curto espaço de tempo.

Aumentar a notoriedade pela comunicação

Além do foco na eletrificação, iremos estar mais ativos na comunicação. A MAN Truck & Bus, tendo um portfólio de produtos abrangente e tecnologicamente tão avançados, necessita de estar mais visível no mercado. Isso será uma prioridade da nossa gestão em 2023.

As soluções digitais e a conectividade dos veículos, têm aberto novas oportunidades de negócio como é o caso do sistema estamos a apresentar neste salão: o MAN SimplePay. O MAN SimplePay é o primeiro passo para um ecossistema de pagamento completo para diferentes serviços. Juntamente com a petrolífera BP, a MAN passa a dispor de uma solução para processos de pagamento automatizados aquando do reabastecimento, sem contato, sem utilização de dinheiro ou cartões físicos, pois é o próprio camião que executa o pagamento.

Estes e outros benefícios da digitalização ainda têm de ser compreendidos pelos clientes, e é aí que uma forte comunicação será essencial para que os transportadores e gestores de frotas, ganhem consciência das vantagens imediatas deste sistema, para a gestão do dia-a-dia das suas empresas.

Outras áreas de crescimento

Além da digitalização, existem mais duas áreas de negócio com grande crescimento: o transporte internacional e a construção civil. No transporte internacional a procura por camiões novos tem sido muito superior à oferta das marcas e do mercado. No caso da construção, a demanda não esta tão aquecida, mas prevemos um aumento significativo da procura neste segmento de produtos, ao longo de 2023.

Por fim, uma referência ao nosso furgão TGE que tem sido um sucesso em diversos países, sendo um veículo que incorpora todas as inovações introduzidas nos nossos camiões, como é o caso da eletrificação. O futuro sustentável do nosso negócio também dependerá deste furgão e, desta forma, iremos continuar a investir no seu desenvolvimento, proporcionando um portfólio de produtos, atual e adequado para qualquer que seja a tipologia de transporte de mercadorias”, salientou Johan Björnör, nesta entrevista exclusiva à Revista Automotive.

Recommended For You

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

9 de Outubro, 2025
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

A equipa Vialonga, representante de Portugal na competição europeia do Scania Top Team 2025, concluiu a sua participação na final realizada em Trento com uma atuação destacada que reflete o...

Read moreDetails

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

8 de Outubro, 2025
Tatra

A centenária marca checa Tatra, representada em Portugal pela empresa Beiracar com sede em Viseu, dá mais um passo na sua expansão no mercado europeu, ao conseguir flexibilizar...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

3 de Outubro, 2025
Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

A Vipal Borrachas, um dos maiores fabricantes mundiais de borracha para renovação de pneus, reafirma a sua posição de empresa inovadora no setor e apresenta ao mercado a...

Read moreDetails

ZF com muitas novidades para autocarros na Busworld

3 de Outubro, 2025
zf

Começa hoje o salão Busworld, onde a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar os autocarros urbanos e rodoviários ambientalmente mais limpos, seguros e económicos....

Read moreDetails

Cojali na Busworld com soluções de diagnóstico

2 de Outubro, 2025
cojali

A Cojali S. L. estará presente na Busworld 2025, salão internacional de referência para o setor do transporte rodoviário de passageiros, que terá lugar de 4 a 9...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

1 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

A Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa realizou a sua 44ª edição na cidade de Penafiel, onde durante 10 dias reuniu centenas de expositores, empresas e...

Read moreDetails
Next Post
KYB – 250 novos amortecedores em catálogos

KYB – 250 novos amortecedores em catálogos

Doosan – de fabricante de equipamentos a fornecedor de soluções

Doosan - de fabricante de equipamentos a fornecedor de soluções

Krone – recuperar e utilizar energia elétrica

Krone – recuperar e utilizar energia elétrica

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

21 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

2 dias ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

6 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

6 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

7 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

7 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

1 semana ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal