Com sede em Fafe, a M & M Protek desenvolve a sua atividade na área da segurança e higiene no trabalho, sendo a comercialização de equipamentos de proteção individual (EPI’s), vestuário de trabalho e sinalização de segurança, a parte fundamental dessa atividade.
Do seu portfólio de clientes, fazem parte empresas de referência nacional nas mais diversas áreas de atividade; desde a indústria, serviços, construção, instituições públicas e privadas. A Revista Automotive deslocou-se até Fafe para conhecer de perto a M&M Protek e entrevistou Manuel Correia, gerente desta empresa nacional.
“Por experiência, e dependendo do tipo de ambiente e setor de atividade em que a empresa está inserida, o uso de vestuário de trabalho ou de segurança e proteção individual pode ter um impacto muito poderoso tanto nos funcionários quanto nos clientes e no mercado em geral.
Na M&M Protek, sabemos que os equipamentos de proteção individual (EPI), constituem um ativo de defesa tão ou mais importante do que as ferramentas que se utiliza na profissão e, nesse sentido, dispomos de um conjunto alargado de artigos destinados à proteção dos trabalhadores em todas as atividades.
Abrangência
Comercializamos mais de 3500 produtos de marcas de prestígio nacional e internacional, de acordo com o regulamento (UE) 2016/425, certificados conforme as normas portuguesas e harmonizadas no âmbito do referido regulamento.
Do nosso vasto portfólio constam, entre outros, vestuário de proteção e uniformes, calçado de proteção, luvas de proteção, proteção ocular, de cabeça, respiratória, facial, auditiva, para além de descartáveis, sinalização, sinalização rodoviária, cintas, punhos, joalheiras, detetores de gás, que fazem parte de algumas das categorias de produtos que comercializamos.
Estamos no mercado desde 2005 e próximos de atingir a maioridade este ano. A cada ano que passa, aumenta a responsabilidade que temos e que nos obriga a efetuar um bom serviço, de conseguirmos avaliar as necessidades dos clientes, de acompanhar as suas evoluções. Todos os clientes são diferentes e é importante que consigamos descobrir a diferença.
Daí termos uma base comercial com muita competência. Alguns dos colaboradores já trabalham connosco há mais de 12 anos. Isto permitiu adquirirmos um know-how suficiente para termos uma boa imagem nacional e internacional. Essa fiabilidade que nos transmitimos e que os clientes reconhecem, faz com que as relações comerciais perdurem cada vez mais.
Transparência
É importante termos uma boa conduta em termos de organização, capacidade técnica, conhecimento de base e transparência, fatores determinantes para criar uma relação de confiança. O nosso objetivo é realizar vendas, mas não a todo o custo. São vendas adequadas, e queremos que os nossos clientes estejam satisfeitos. É essa a nossa forma de estar no mercado, e que procuro transmitir aos meus funcionários e comerciais, todos os dias.
Se não conseguirmos realizar uma venda, por não dispormos do artigo que o cliente necessita, temos de ser honestos e dizer ao cliente que não simplesmente não temos o produto adequado naquele instante. É esse o nosso posicionamento, sendo uma das características de responsabilidade da M&M Protek.
Estamos presentes em todo o território nacional, com clientes de Viana do Castelo a Faro. Também temos um cliente na Suíça e estamos a explorar o mercado francês, na mesma área de atividade. Na zona de Paris, por exemplo, estamos a abordar mais a área das empresas de construção.
Reconhecimento
Dispomos de uma boa imagem e de um reconhecimento muito elevado nesta nossa área de negócio, também no mercado francês. Assim, procuramos aproveitar esse património de reconhecimento, de capacidade que temos na área da construção, com base num historial positivo que construímos ao longo dos anos.
E, depois, porque Paris tem os Jogos Olímpicos para o ano e muita coisa para se construir. São empresas organizadas, que pagam e com bom crédito no mercado. Assim, mantemos de forma regular um nosso comercial a atender o mercado francês.
Mais do que clientes, gosto de chamar parceiros, no sentido de criar relações de parceria. Para sermos capazes de ter relações de parceria duradouras, também precisamos arranjar as melhores soluções para os nossos clientes. Torna-se necessário estabelecer uma relação de proximidade, para que haja um fio condutor, sem interrupções de fornecimentos, fator determinante neste nosso setor de atividades.
Se não tivermos um cliente bem orientado, é provável que este venha efetuar alguma compra em cima do joelho, do género para anteontem, e isto acabará por correr mal a toda a gente. É muito importante estabelecermos uma relação de confiança, olhar para os ciclos de consumo e fazer uma previsão de médio prazo. Significa aprovisionar, para no dia em que os clientes precisarem dos equipamentos, estarmos prontos e com os produtos disponíveis.
Orientação
Os nossos artigos são utilizados com a finalidade de também produzir melhor, de forma mais segura, para as empresas e para os seus trabalhadores. Se o produto não estiver disponível, o processo de produção poderá ficar comprometido em termos de segurança e impactar, negativamente, o normal atividade do nosso cliente.
Contamos com 17 anos de existência neste mercado e uma equipa comercial bastante madura, com muito know-how face aquilo que já existe nos vários parceiros europeus, com os quais realizamos formações. Esta forma de atuar permite-nos encontrar soluções que possam ser aplicadas de forma mais célere e eficiente. Assim, quando vamos a um cliente é mais fácil identificar as suas necessidades e saber quais são as melhores soluções em termos de equipamentos de proteção para os seus funcionários.
Como atuamos em várias áreas de atividade, há produtos que são comuns e há equipamentos que são muito específicos. Por isso, os nossos comerciais são formados para perceber as especificidades de cada cliente e de adequar os equipamentos, ajustando-os a cada atividade e a cada área de negócio.
Representamos vários players internacionais e temos parcerias de distribuição exclusiva para Portugal, com a marca de calçado Monitor por exemplo, que começou a trabalhar connosco há três anos e que já está bem implementada. Este ano, estamos a tentar incluir uma nova marca no mercado nacional de vestuário técnico, de proteção, de qualidade média e média-alta, numa perspetiva de exclusividade.
Perspetivas
A incerteza mantém-se na economia em geral. A estabilidade que tínhamos antes do Covid desapareceu. Contudo, o ano passado foi o melhor ano de sempre para a nossa empresa e acredito que 2023, poderá ser um ano ainda melhor.
Também atuamos na área do pós-venda. É importante o cliente saber que, caso alguma situação não tenha corrido da melhor forma ou se houver a necessidade de algum apoio técnico, estaremos sempre prontos para atuar no próprio dia ou no dia a seguir. Isso contribui para estabelecermos parcerias sólidas e duradouras.
Se um comercial tiver duas tarefas para realizar e uma delas for atender a uma reclamação, é esta que terá prioridade de agenda, pois somente assim poderemos alcançar a plena satisfação dos nossos clientes.
Estamos na fase final do processo de certificação de qualidade 9001 e o nosso grande lema é justamente a satisfação do cliente. Um cliente satisfeito volta a comprar. Por isso privilegiamos as relações de transparência, qualidade e de proximidade com os nossos diversos clientes e parceiros”, frisou Manuel Correia, gerente da M&M Protek.