Revista Automotive
Segunda-feira, Outubro 27, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Progelcone dinamiza renovação de frota e imagem

21 de Março, 2023
in Frotas
Progelcone dinamiza renovação de frota e imagem

Com uma imagem completamente modernizada, a Progelcone continua a dar cartas no mercado onde atua, renovando também a sua frota. A Automotive conversou com Frederico Barrelas, responsável de frota da empresa, no âmbito da sua renovação.

O responsável, refere que “a renovação da nossa frota iniciou-se em setembro do ano passado e ainda continua este ano. Dos cerca de 40 veículos inicialmente agendados para renovação, 3 encontram-se ainda sem confirmação de quota de produção e 5 têm previsão de chegada nas próximas semanas. 

A renovação de viaturas tem sido um processo complexo porque nos fez navegar num mar de ‘não respostas’, e a lidar com traços inconstantes de informação que se traduzem numa realidade pouco tranquila para a empresa. Tem sido difícil, mas nunca desistimos apesar de alguma resignação latente por falta de alternativa. Resignamo-nos e lidamos com o que temos disponível, até porque esta realidade não se circunscreve à Progelcone, ou até mesmo a Portugal, é uma realidade do mundo. Não é por pressionar ou ligar consecutivamente para os parceiros que o veículo me chega mais célere ou as respostas são aquelas que quero ouvir. Tenho de reconhecer o esforço inexcedível dos nossos parceiros, nomeadamente a Santogal (Mario Jacome e Ana Latas), Caetano Formula (Carlos Fafaiol), assim como a Volkswagen Financial Services (Helder Esteves).

Ainda assim, estamos ativos e bastante envolvidos, o que não invalida termos que nos conformar, aceitar que este é o ritmo que as coisas possuem. Ao nível dos quadros médios-baixos, percentagem onde ocorre a maior renovação (furgões e carros de chefias intermédias), a situação é fácil de contornar; já ao nível dos quadros médios e altos a complexidade faz-se sentir.

Renovação multimarca e multissegmento

Em termos práticos, adquirimos 24 furgões Renault Express, 1 Mitsubitshi Canter, 9 Seat Arona, 2 Seat Ateca, 2 BMW X1 (Plug-in), 1 Nissan Juke e 1 Mercedes Benz Classe E (Plug-in). Um mix variado quer de marcas, quer de segmentos. 

Apesar do processo ter sido negociado como um só, desmembrou-se ao longo do tempo, com alguns carros ainda por entregar. Sem falar no aumento das rendas, tanto nos carros, como nas locadoras devido ao custo financeiro que o processo envolve. É aqui que a força negocial se perde, pois deixo de calcular os TCO’s da forma que tinham sido fechados e o impacto é considerável. Para complexificar ainda mais, as versões dos carros também mudaram no que se refere à alteração de motorização, obrigando-nos a recalcular o seu custo.

O ideal seria negociar e delinear um plano de renovação de frota com o devido tempo, permitindo-nos agendar a entrega de viaturas com os parceiros. Com esta situação desmembrada e não controlada, já há dupla sobreposição de rendas. Se antes tinha 1 mês de sobreposição, agora enfrento 2 ou mais meses, ou porque o carro não está disponível, ou porque levam o dobro do tempo a entregá-lo. 

O aumento do TCO por viatura já atinge a ordem dos 9% e o custo dos carros reajustam-se consecutivamente até ao dia efetivo da entrega. Se a empresa está equilibrada em função dos seus custos planeados, isto vem desequilibrar as contas. Além do que as entregas desordenadas impactam obrigatoriamente o próximo ciclo de renovação de frota com veículos dispersos no tempo e contratos diferentes.

Novos paradigmas

Nas renovações de frota já nos debatemos com uma questão de oportunidade e não de planeamento. Basicamente, se uma determinada viatura ficar disponível no mercado temos de a comprar antes que o stock (há pouco) se esgote. Se é mais impessoal? É, mas este é o mercado do “agora ou nunca se sabe”. 

Temos muita vontade de fazer a transição da motorização das viaturas (para elétricas), mas com o panorama instável do mercado automóvel, olhamos para essa realidade muito caso a caso. Iremos fazê-lo de forma invertida, começando pelo topo (com híbridos plug-in) e terminando na base (furgões). Em termos de distribuição, para a nossa tipologia de utilização, estamos mais reticentes às viaturas elétricas. É preciso cumprir duas diretivas que considero vitais: disponibilidade no mercado e preço minimamente equilibrado, coisa que os furgões elétricos ainda não têm apresentado” referiu Frederico Barrelas.

Recommended For You

Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

27 de Outubro, 2025
Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

O novo SUV médio da Citroën, o C5 Aircross híbrido, está a ser lançado em Portugal com uma versão de equipamento “Business” pensado para o segmento frotista, além...

Read moreDetails

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails
Next Post
Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Motul animou Rally Historic Costa Brava 2023

Estreia mundial do novo ID.3

Estreia mundial do novo ID.3

Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

Alfa Romeo celebra o aniversário da Autodelta 

Edição Mensal

Notícias

Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

5 horas ago
Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

3 dias ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

4 dias ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

5 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

6 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

1 semana ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

2 semanas ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal