Os carros híbridos vieram para ficar, uma evidência que se acentua a cada modelo novo que todas as marcas apresentam. A Jeep é também a prova dessa tendência com a apresentação do modelo Jeep Compass S 1.3 TG Plug In Hybrid.
O novo Jeep Compass 4xe Híbrido Plug-in S vem com novas tecnologias de bordo e detalhes apurados. O novo sistema de infoentretenimento Uconnect de 10.1” equipado com navegador, porta traseira automática, jantes em liga leve de 19”, faróis de LED e bancos de ajuste elétrico com memória, capazes de se moldarem ao corpo para garantir o máximo conforto, fazem parte do pacote disponibilizado pelo modelo.
O espaço interior permite aos cinco ocupantes desfrutar de uma viagem tranquila. O apoio do braço esquerdo do condutor poderia estar um pouco mais elevado, de modo a proporcionar uma condução mais confortável.
Sendo um todo-o-terreno, não se espera a resposta tão rápida de um carro típico de estrada. Apesar do motor de 240 cv – 180 cv combustão e binário de 270 nm e 60 cv elétrico, com binário de 250 Nm-, responder bem no asfalto, é fora da estrada que o Jeep Compass mostra as suas qualidades. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 11,4 kWh de capacidade que pode ser carregada a um máximo de 7,2 kW AC. Em modo elétrico tem uma autonomia anunciada de 50 km, o mínimo exigível num híbrido.
Fora de estrada
Num teste que realizámos em trilho todo-o-terreno, a tração integral respondeu bem aos desafios, ultrapassando os obstáculos do terreno sem grande dificuldade. O controlador de descidas respondeu bem ao terreno que lhe era apresentado, a suspensão suportou sem queixas as lombas e buracos da terra batida.
A caixa automática de seis velocidades demorava um pouco a responder às passagens de velocidade, mas não comprometeu na resposta quando se exigiu um pouco de “músculo” nas ultrapassagens. Três modos de condução diferentes equipam o Compass: híbrido usa ambos os motores, elétrico recorre unicamente ao motor elétrico, E-Save mantém a carga da bateria.
Dispõe dos modos de condução habituais, que variam a assistência da direção, acelerador, gestão da caixa automática de seis relações, controlo de tração e estabilidade e ABS, denominados Auto/Sport/Snow/Sand, Mud. O botão 4WD Lock assegura a tração às quatro rodas, deixando o motor a gasolina a trabalhar para carregar a bateria e assim poder alimentar o motor elétrico de trás.
Segurança ativa
No que respeita à segurança, este modelo da Jeep está à altura do que melhor há no mercado. Exemplo disso são os sensores de estacionamento dianteiros, o sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito; travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas; aviso de colisão frontal; Cruise Control adaptativo com aviso de proximidade; sistema de deteção de fadiga do condutor; e aviso de transposição de faixa de rodagem plus, entre outros.