Revista Automotive
Quarta-feira, Outubro 22, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

MAN TGE – mais diversidade e transformados de origem 

25 de Maio, 2023
in Frotas
MAN TGE – mais diversidade e transformados de origem 

A MAN Truck&Bus realizou um evento internacional de apresentação em Valência (Espanha) com os seus furgões TGE, para demonstrar a da diversidade de transformações que podem ser feitas nestes seus produtos, onde a Revista Automotive esteve presente para conduzir alguns destes modelos, numa pista de teste mondada no Circuito Ricardo Tormo.

A grande novidade é que agora essas transformações estão disponíveis de fábrica, ou seja, em ex-works numa linguagem mais específica de quem lida com Incoterms (termos internacionais de comércio). Significa que será possível os clientes encomendarem diretamente à MAN, os furgões transformados, com diversidade e abrangência.

Evento alargado em Valência

O último evento que participámos da MAN foi em janeiro de 2020, semanas antes do confinamento gerado pela pandemia. Três anos sem nada acontecer, é de louvar que a MAN tenha regressado aos grandes eventos, ao realizar uma apresentação para os jornalistas europeus.

Os eventos físicos são fundamentais para os jornalistas comprovarem, aquilo que as marcas automóveis afirmam nos seus comunicados. Existe um conjunto de características dos automóveis que não se conseguem ser transmitidas “somente” de forma escrita ou reconhecidas por outros meios que não seja através de uma experiência direta. É aquilo que se denomina como “qualia”. 

Disponibilizar a avaliação desta “qualia” (que propositadamente tem a mesma raiz da palavra “qualidade”), tem sido algo cada vez mais raro nas marcas automóveis. A estratégia tem passado por um gradual desinvestimento nos eventos, distanciando-se da presença física. As opções digitais são mais convenientes: replicam aquilo que as marcas querem, sem as questionarem. Mas por outro lado, também não acrescentam nada. 

Verdade seja dita, os próprios órgãos de comunicação também têm contribuído para este desinvestimento. Quase a totalidade dos jornalistas que vão aos eventos, pouco ou nada interagem com os intervenientes, raramente questionam a marca e depois, no artigo que escrevem, fazem uma cópia do press-release que a marca lhes providenciou. 

Na Automotive, temos o princípio de que o jornalismo deve ser implementado na totalidade da sua essência, com uma natureza ativa, dinâmica, interativa e geradora de valor acrescentado. Assim, a nossa participação neste evento da MAN foi pautada por esse princípio, ao dinamizar as várias vertentes do evento, com conteúdo multiplataforma, ou seja, na Revista impressa, no canal Automotive do YouTube, no nosso website e LinkedIn.

Soluções concretas da MAN

Pela nossa experiência de mercado, já sabemos que o processo de transformação de um veículo é complexo. Tanto pela burocracia associada, como a lenta incorporação de tecnologia por muitos transformadores nacionais, bem como a postura face ao mercado. Segundo eles, é o mercado que tem de descobrir as suas transformações, e não o contrário. Podíamos nomear facilmente mais de 20 exemplos, mas não é nossa postura a de promover o problema, mas sim a solução.

As diferentes transformações do furgão TGE que a MAN começará a disponibilizar de fábrica, são uma solução bastante ajustada ao mercado, nos seus diferentes segmentos, como alternativa fiável, qualificada e certificada aos transformadores nacionais. Demonstramos neste artigo (bem como no vídeo já publicado no canal YouTube da Automotive), estas diferentes possibilidades. 

Gostaríamos de ser mais precisos e aprofundados nas características de cada uma das transformações, mas a marca não chegou a disponibilizar a ficha técnica dos veículos transformados presentes no evento, tal como outras marcas já o fazem nas suas apresentações. Teria sido importante, já o dissemos, para que se pudesse fazer também uma comparação das diferentes tipologias de transformação, com a motorização escolhida. 

Homologações

Este ponto da motorização é fulcral. Notámos que em transformações similares do TGE, a MAN equipou os seus furgões com diferentes tipos de motores, resultando daí em homologações, nuns casos como veículo comercial ligeiro (VCL) e, noutros, como veículo pesado. 

Utilizando o caso dos furgões com caixa isotérmica, uma diferença na motorização, por exemplo, para VCL na homologação, impõe algumas limitações tais como: limite de velocidade máxima; apenas 6 combinações de altura e largura; necessite de um spoiler/defletor dianteiro, e cálculo do seu ciclo WLTP. No entanto, se vier a ser homologado como um veículo pesado, essas limitações deixam de existir.

Para esta questão das homologações, não é só a motorização que conta, a transmissão também entra na análise. Por exemplo, o facto de ter caixa automática ou manual, tração traseira ou dianteira, também influencia a homologação do furgão. Esta homologação a que nos referimos, está relacionada apenas com o ciclo WLTP (e ao cálculo da tributação associada a isso), e não em termos de homologação de circulação, que exigirá uma carta de condução de pesados e a obrigatoriedade da utilização de tacógrafo, entre outros.

Estes furgões TGE transformados pela MAN, já estão disponíveis em alguns países europeus e, ao longo do ano, a marca colocará à venda mais modelos transformados.

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Deutz-Fahr apresenta nova série 5TB

Deutz-Fahr apresenta nova série 5TB

Salão The Tire Cologne – a importância dos pneus na mobilidade e ambiente

Salão The Tire Cologne – a importância dos pneus na mobilidade e ambiente

Motul NGEN Hybrid – nova gama de lubrificantes

Motul NGEN Hybrid – nova gama de lubrificantes

Edição Mensal

Notícias

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

11 horas ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

1 dia ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

2 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

5 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

6 dias ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal