Passaram-se seis anos desde a primeira edição do Salão Nacional do Transporte. Este ano o evento decorreu entre os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, exclusivamente dedicado ao transporte rodoviário de mercadorias. Recordamos que o Salão Nacional do Transporte é promovido pela ANTRAM e é mais um ponto de encontro dos profissionais da área do transporte – empresários, motoristas, fornecedores e clientes.
Com uma forte componente de convívio associativo, a Revista Automotive visitou o evento que teve como palco o Pavilhão Expocentro, na cidade de Pombal.
Entre a presença de muitas empresas que se ocupam da manutenção e reparação de camiões em Portugal, e que fizeram questão de expor no salão, destacamos: a Mercedes Benz Portugal que, numa parceria com o concessionário da região Sodicentro, não passou despercebida ao dar a conhecer e demonstrar o novo camião Actros L Edition 3, um camião a diesel, mesmo num contexto em que a Mercedes lança, ainda este mês, a sua gama elétrica de camiões.
Por sua vez, a São José Logística Pneus fez questão de estar presente com quase toda a sua equipa comercial e cujo stand foi dedicado a duas grandes marcas de pneus vocacionados para transporte de mercadorias: a Goodride e a Fortune (nova marca incorporada no seu portfólio e noticiado na passa edição da Revista Automotive). Mas não se ficou por aqui, ciente do valor das pessoas na vida dos empresários e dos negócios, deu a conhecer o seu novo comercial para o setor dos transportes, divulgando, assim, um elemento crucial no que é a responsabilidade de alguém que será 100% dedicado ao mercado dos camiões.
A DAF, por sua vez, marcou presença através do concessionário da região – a GSVI – expondo a sua gama completamente renovada de camiões DAF XF, XG e XG+, bem como a abrangência do serviço de pós-venda e peças de reposição. Na foto, os responsáveis da GSVI no stand em Pombal.
Uma nota para os semirreboques presentes no salão, onde a Kogel se fez presente através do distribuidor português TTS e representantes desta marca alemã, que deram aconhecer a nova geração de semirreboques e os seus serviços de pós-venda
.
Uma das participações mais completas foi a da Iveco que apresentou aquele que é umcamião único em Portugal, a versão S-Way Turbo Star, totalmente equipado e que nos faz lembrar a versão Turbo Star dos anos 70. O camião exposto já tinha sido adquirido pela empresa VigoNorte, mas não deixou de ser o ex libris do salão pelo cariz nostálgico que carrega ao fazer-nos viajar até aos modelos dos camiões de outrora.
Além do stand de área coberta, a marca também tinha no exterior da nave, um Iveco T-Way dedicado à construção civil, posicionado como se ele estivesse a circular numa pedreira. Para além destes modelos, também conseguimos observar outros camiões daempresa ao longo de outros stands, como foi o exemplo do stand Jorge Pires, em parceria com a Carrier Transicold, que revelou o modelo citadino, uma viatura que já pertence à Lusifrota.
A Iveco não se esqueceu de dois camiões de 40 toneladas, os fuel hero e deu não só a conhecer os veículos como promoveu e facilitou a sua condução e testes drives com o objetivo de dar a conhecer a gama S-Way para o transporte internacional. Na foto, Wanda Quelhas e Ana Rodrigues, da área do MKT e comunicação da Iveco Portugal.
Uma chamada de atenção para uma estreia no salão, a empresa Vossa que destacamos por ter dado a conhecer a sua vasta gama de vestuário laboral, para empresas dedicadas ao transporte, bem como um bom surtido de brindes publicitários e materiais de comunicação.
Já a Scania, através da sua sucursal e equipa comercial Scania Portugal, foi outras das marcas que assinou presença com novos modelos: os Super, já testados pela Revista Automotive e devidamente atualizados em termos de motorizações e com significativa melhoria de consumos. Do mesmo Grupo Traton, a MAN comemorou neste salão os seus 25 anos de atividades em Portugal, ao fazer alusão a esta efeméride com um standfuncional e que muito nos agradou ter testemunhado.