O cenário não poderia ser mais inspirador para a apresentação da renovada pick-up da Volkswagen Amarok, numa famosa adega, em Torres Vedras, enquadrada por uma paisagem de vinhas a perder de vista.
O novo Amarok está a ser lançado em Portugal com carroçaria de cabine dupla de 4 portas (DoubleCab). Visto de perfil, os arcos das rodas, parcialmente redondos, são especialmente marcantes em ambas as versões. Os guarda-lamas acima das jantes de liga leve, que podem chegar a 21 polegadas, possuem uma aparência robusta e são complementados por proteções em plástico resistente.
A maior distância entre eixos realça as proporções e suas habilidades todo-o-terreno. Com 5.350 milímetros de comprimento, o novo Amarok é, ligeiramente mais longo que seu antecessor. A distância entre eixos aumentou, totalizando agora 3.270 mm, proporcionando mais espaço, especialmente na segunda fila de bancos. O aumento na distância entre eixos em relação ao comprimento total melhora as proporções e a capacidade todo-o-terreno, graças aosmelhores ângulos de aproximação.
Mecânica, tecnologia e carga
As capacidades off-road do Amarok, testado em ambiente real durante a apresentação, mostrou como a tração integral como padrão e o bloqueio diferencial, fazem toda a diferença em terrenos acidentados. A pick-up da VW respondeu sem problemas aos desafios do terreno, mesmo em inclinações ingremes e ângulos acentuados.
O interior do Amarok também foi redesenhado para facilitar a vida aos condutores. Os ecrãs digitais intuitivos incluem um painel de instrumentos de 8” (“Digital Cockpit”, totalmente digital, e com 12 polegadas nas versões Style e superiores) e um moderno ecrã tátil em formato tablet de 10” (ou 12” nas versões Style e superiores) para o sistema de infotainment.
Os comandos digitais são complementados por botões e interruptores ergonómicos de utilização intuitiva. Além disso, os bancos de conceção ergonómica proporcionam conforto tanto para o condutor quanto para o passageiro dianteiro, com ajustes elétricos disponíveis em versões superiores. O espaço na parte traseira é generoso, proporcionando conforto para três passageiros adultos.
A primeira geração do Amarok da Volkswagen Veículos Comerciais vendeu mais de 830 milunidades na Europa, Austrália, Nova Zelândia, África, Norte da Ásia e América do Sul e Central. Agora, a segunda geração chega com várias novidades. “Para a nova geração, modificámos significativamente o design identificativo do Amarok. Agora, ele é ainda mais expressivo e moderno”, declarou Albert Kirzinger, diretor de Design da Volkswagen Veículos Comerciais. Um elemento que se destaca é a nova seção frontal da pick-up, presente nas especificações Amarok, Life e Style, assim como nas versões mais avançadas PanAmericana(estilo off-road) e Aventura (estilo exclusivo).
A caixa de carga do novo Amarok é espaçosa, podendo acomodar uma euro-palete carregada lateralmente, com capacidade de carga útil máxima de 1,16 toneladas. Além disso, a caixa de carga pode ser protegida por uma cobertura e ser enrolada eletronicamente. O modelo também conta com uma ampla gama de acessórios, incluindo jantes de liga leve de até 21 polegadas, pneus todo-o-terreno de até 18 polegadas e diversos suportes para reboques.
Potência diesel e 10 velocidadesA nova geração está equipada com três motores Diesel (TDI) sobrealimentados. Os motores começam com um 2.0 litro TDI de quatro cilindros com 170 cv, seguido por um motor 2.0 litros TDI de quatro cilindros com dois turbocompressores e 204 cv. A versão topo de gama é apetrechada com um motor TDI V6 de 3.0 litros, que disponibiliza uma potência de 241 cv.
Outra das novidades é a nova caixa automática de 10 velocidades, com transmissão eletrônica de tecnologia “by wire”, substituindo a transmissão automática de 8 velocidades do modelo anterior. A tração integral 4MOTION é padrão em todas as versões do Amarok em Portugal, permitindo uma capacidade de adaptação às mais variadas situações, incluindo o reboque de até 3,5 toneladas.
A atual pick-up da VW conta com mais de 20 sistemas de assistência à condução, tornando a dinâmica de condução ainda mais fácil e segura. Alguns dos sistemas incluem o ACC+ (Adaptive Cruise Control), que incorpora a leitura da sinalização rodoviária através de câmaras para controle automático da velocidade, e a iluminação IQ. LIGHT, faróis de matriz LED, que são novos no Amarok e tornam este modelo tão evoluído, em linha com a maioria das pick-ups no mercado mundial.