Revista Automotive
Sábado, Outubro 25, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Mercedes-Benz Vans: objetivo de crescer 20% nos furgões elétricos

26 de Janeiro, 2024
in Frotas
Mercedes-Benz Vans: objetivo de crescer 20% nos furgões elétricos

Após ter conquistado o Prémio Furgão do Ano de 2024, distinção atribuída pela Revista Automotive ao modelo eCitan, a Mercedes-Benz Vans Portugal revela as suas ambições de continuar a crescer em Portugal, sobretudo nas versões de furgões elétricos, viaturas que presente em algumas frotas de grande expressão, como é o caso da DPD Portugal.

Nesta entrevista, Mário Neves, managing director da Mercedes-Benz Vans Portugal, antecipa dos planos da marca para o próximo ano. “Em 2024 iremos ter um ano completo para comercialização do eCitan, que conquistou o prémio Furgão do Ano 2024 em Portugal. A sua versão de passageiros, denominada EQT terá também um ano promissor pela frente.

2024 vai ser um ano muito importante para a nossa marca. Primeiro iremos ter o facelift nos modelos da nossa gama média, ou seja, do Vito e do Classe V. No caso do Vito, este facelift irá abranger as versões furgão, tourer e o mix (6 lugares), cujas vendas iniciam-se já em janeiro com a previsão das primeiras unidades a chegarem em março.

A gama irá assim ter uma atualização, quer tecnológica, quer estética. Vamos contar com uma versão exclusiva do Classe V que vai ostentar a estrela “à antiga”, algo que não me recordo de ter sido utilizado nas Vans da Mercedes-Benz. O Classe V está vocacionado para o mercado de turismo de luxo, embora já registe uma expressiva aceitação pelo cliente particular.

Nova legislação

Um dos grandes desafios do próximo ano para este segmento das Vans é o novo regulamento geral de segurança, o GSR2, que entrará em vigor a partir do mês de julho de 2024. Todas as marcas terão de incluir uma série de equipamentos de segurança, para assim cumprir esta nova legislação. Iremos aproveitar esta alteração legislativa para incrementar o nível de equipamento dos nossos veículos e, assim, nos diferenciarmos da concorrência, apesar dos nossos modelos já se diferenciarem da concorrência, em muitos outros aspetos.

Devido a esta nova legislação, os preços irão naturalmente aumentar um pouco, pois queremos que todas as nossas Vans tenham o Euro NCAP Platinum.  Este facelift engloba as versões elétricas desta gama, ou seja, o eVito e o EQV. Por isso, o início do ano vai ser bastante movimentado, desafiador pelo que temos a nossa equipa motivada e orientada para esta evolução.

Tanto o modelo Sprinter como o Citan também irão dispor de uma atualização ao longo de 2024. No caso do Sprinter, início das vendas ocorrerá já em janeiro, com as primeiras unidades a chegar em abril. Já os modelos Citan e o Classe T, iniciarão as suas vendas em maio sendo que as primeiras unidades deverão chegar em julho.

Muito importante será a nova geração do furgão 100% elétrico, o eSprinter 2.0 que temos previsto para iniciar as vendas em abril, com três grandes novidades: três opções de baterias; uma versão chassis-cabine (que chegará mais tarde); e um novo comprimento, o A3.

Com as três opções de baterias poderemos disponibilizar as seguintes autonomias (em ciclo WLTP em circuito combinado):

BateriaVanChassis Cabine
56 kW180 Km140 Km
82 kW250 Km200 Km
113 kW340 Km280 Km

De referir que o modelo eSprinter de primeira geração encontrou uma boa aceitação em determinadas empresas, um furgão utilizado para rotas muito específicas, sendo um bom exemplo a utilização na frota da DPD Portugal, contribuindo para a mensagem de 100% Zero Emission. Com o eSprinter 2.0 vamos conseguir alargar o espectro dos nossos clientes, graças ao aumento da autonomia, abrangendo assim as grandes, as pequenas e as médias empresas, de diferentes setores de atividades. Quanto ao comprimento do eSprinter, vamos poder contar com uma versão mais longa, denominada A3, com capacidade para 14 metros cúbicos.

Capacidade elétrica

As autonomias dos furgões 100% elétricos estão a evoluir e a se tornarem mais atrativas, para as empresas que queiram ampliar a presença de viaturas elétricas nas suas frotas. Com a evolução das autonomias, iremos aumentar o espectro dos nossos potenciais clientes, e permitindo a coexistência de frotas mistas com viaturas elétricas e a combustão.

Uma das grandes vantagens do eSprinter é que replica a capacidade de carga da sua versão a combustão, pelo que os clientes não perdem eficiência de carga ao optarem por furgões elétricos da Mercedes-Benz Vans. Quanto ao chassis-cabine simples, estarão disponíveis dois comprimentos A1 e A2, sendo que as autonomias são ligeiramente inferiores à versão furgão devido ao carroçamento a ser utilizado.

O eSprinter na versão chassis-cabine será indicado para empresas de serviços urbanos, tais como jardinagens, para municípios e até empresas de construção civil que percorram trajetos definidos. Será assim uma solução mais vocacionada para a transformação de “caixa aberta”.

Ponto fundamental para continuarmos a crescer nas vendas em Portugal continuará a ser a nossa rede de concessionários. Estamos bem implementados, com uma rede sólida e dinâmica, com a qual trabalhamos com grande proximidade, disponibilizando as melhores ferramentas de gestão, formações, orientações técnicas e viaturas de demonstração, incluindo os modelos elétricos, pois sabemos que o teste dinâmico continua a ser o melhor modelo para um potencial cliente conhecer todo o potencial dos nossos produtos.

Para 2024 temos uma legítima ambição, de que 20% das nossas vendas sejam de veículos elétricos. Trata-se de uma meta desafiadora, tendo em conta que deveremos finalizar o ano 2023 com uma percentagem a rondar os 8 a 9%. Contudo, é importante referir que em 2023 tivemos constrangimentos a nível da produção dos furgões elétricos. Praticamente não tivemos modelos eSprinter disponíveis e, posteriormente, tanto o eVito como o EQV tiveram mais disponibilidade na produção somente no segundo semestre do ano, dificultando algumas entregas.

A eletrificação trouxe mais responsabilidades aos nossos concessionários. A vendas de veículos comerciais normalmente já exigem uma grande proximidade e conhecimento dos clientes, sobretudo, pela questão das transformações. Com a eletrificação dos furgões, essa relação vai para um nível diferente.

Transição energética

Uma análise correta da tipologia e metas a alcançar de cada cliente, permitirá uma melhor transição para uma frota mais eletrificada. A partilha de conhecimentos (mantendo a habitual confidencialidade e proteção de dados), será fundamental para que possível implementar melhores práticas de gestão de uma determinada frota.

A flexibilidade de mantermos na nossa gama viaturas a combustão, permitirá aos nossos concessionários estudarem o mix energético que mais se adapte a uma frota. Esta é uma das grandes vantagens que temos por estarmos inseridos num grupo de dimensão global, que reúne uma grande experiência em termos de viaturas elétricas e que nos permite aconselhar as empresas para uma transição energética segura e eficiente das suas frotas.

Realizámos o maior investimento da história na eletrificação, mas isso não significa que estejamos a descurar das nossas motorizações a combustão. Estas motorizações são uma referência mundial em termos de baixos consumos e continuarão a sê-lo nos próximos tempos. Sabemos que são muitos os desafios a ser ultrapassados para uma correta transição energética e, por isso, tivemos a iniciativa de dar os primeiros passos há alguns anos, no desenvolvimento de furgões 100% elétricos.

Hoje, a equipa da Mercedes-Benz Vans no nosso país é constituída por três grandes pilares: a Mercedes-Benz Vans Portugal (MBP), os concessionários Mercedes-Benz, e a Mercedes-Benz Financiamento (…)

(leia a entrevista na íntegra na edição impressa nº120 da Revista Automotive)

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Frigicoll expande rede Thermo King

Frigicoll expande rede Thermo King

Stellantis em Mangualde com melhor ano de produção

Stellantis em Mangualde com melhor ano de produção

Scania e o seu autocarro mais completo para viagens

Scania e o seu autocarro mais completo para viagens

Edição Mensal

Notícias

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

1 dia ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

2 dias ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

3 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

4 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

5 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal