Após ter conquistado o Prémio Furgão do Ano de 2024, distinção atribuída pela Revista Automotive ao modelo eCitan, a Mercedes-Benz Vans Portugal revela as suas ambições de continuar a crescer em Portugal, sobretudo nas versões de furgões elétricos, viaturas que presente em algumas frotas de grande expressão, como é o caso da DPD Portugal.
Nesta entrevista, Mário Neves, managing director da Mercedes-Benz Vans Portugal, antecipa dos planos da marca para o próximo ano. “Em 2024 iremos ter um ano completo para comercialização do eCitan, que conquistou o prémio Furgão do Ano 2024 em Portugal. A sua versão de passageiros, denominada EQT terá também um ano promissor pela frente.
2024 vai ser um ano muito importante para a nossa marca. Primeiro iremos ter o facelift nos modelos da nossa gama média, ou seja, do Vito e do Classe V. No caso do Vito, este facelift irá abranger as versões furgão, tourer e o mix (6 lugares), cujas vendas iniciam-se já em janeiro com a previsão das primeiras unidades a chegarem em março.
A gama irá assim ter uma atualização, quer tecnológica, quer estética. Vamos contar com uma versão exclusiva do Classe V que vai ostentar a estrela “à antiga”, algo que não me recordo de ter sido utilizado nas Vans da Mercedes-Benz. O Classe V está vocacionado para o mercado de turismo de luxo, embora já registe uma expressiva aceitação pelo cliente particular.

Nova legislação
Um dos grandes desafios do próximo ano para este segmento das Vans é o novo regulamento geral de segurança, o GSR2, que entrará em vigor a partir do mês de julho de 2024. Todas as marcas terão de incluir uma série de equipamentos de segurança, para assim cumprir esta nova legislação. Iremos aproveitar esta alteração legislativa para incrementar o nível de equipamento dos nossos veículos e, assim, nos diferenciarmos da concorrência, apesar dos nossos modelos já se diferenciarem da concorrência, em muitos outros aspetos.
Devido a esta nova legislação, os preços irão naturalmente aumentar um pouco, pois queremos que todas as nossas Vans tenham o Euro NCAP Platinum. Este facelift engloba as versões elétricas desta gama, ou seja, o eVito e o EQV. Por isso, o início do ano vai ser bastante movimentado, desafiador pelo que temos a nossa equipa motivada e orientada para esta evolução.
Tanto o modelo Sprinter como o Citan também irão dispor de uma atualização ao longo de 2024. No caso do Sprinter, início das vendas ocorrerá já em janeiro, com as primeiras unidades a chegar em abril. Já os modelos Citan e o Classe T, iniciarão as suas vendas em maio sendo que as primeiras unidades deverão chegar em julho.

Muito importante será a nova geração do furgão 100% elétrico, o eSprinter 2.0 que temos previsto para iniciar as vendas em abril, com três grandes novidades: três opções de baterias; uma versão chassis-cabine (que chegará mais tarde); e um novo comprimento, o A3.
Com as três opções de baterias poderemos disponibilizar as seguintes autonomias (em ciclo WLTP em circuito combinado):
| Bateria | Van | Chassis Cabine |
| 56 kW | 180 Km | 140 Km |
| 82 kW | 250 Km | 200 Km |
| 113 kW | 340 Km | 280 Km |
De referir que o modelo eSprinter de primeira geração encontrou uma boa aceitação em determinadas empresas, um furgão utilizado para rotas muito específicas, sendo um bom exemplo a utilização na frota da DPD Portugal, contribuindo para a mensagem de 100% Zero Emission. Com o eSprinter 2.0 vamos conseguir alargar o espectro dos nossos clientes, graças ao aumento da autonomia, abrangendo assim as grandes, as pequenas e as médias empresas, de diferentes setores de atividades. Quanto ao comprimento do eSprinter, vamos poder contar com uma versão mais longa, denominada A3, com capacidade para 14 metros cúbicos.
Capacidade elétrica
As autonomias dos furgões 100% elétricos estão a evoluir e a se tornarem mais atrativas, para as empresas que queiram ampliar a presença de viaturas elétricas nas suas frotas. Com a evolução das autonomias, iremos aumentar o espectro dos nossos potenciais clientes, e permitindo a coexistência de frotas mistas com viaturas elétricas e a combustão.
Uma das grandes vantagens do eSprinter é que replica a capacidade de carga da sua versão a combustão, pelo que os clientes não perdem eficiência de carga ao optarem por furgões elétricos da Mercedes-Benz Vans. Quanto ao chassis-cabine simples, estarão disponíveis dois comprimentos A1 e A2, sendo que as autonomias são ligeiramente inferiores à versão furgão devido ao carroçamento a ser utilizado.

O eSprinter na versão chassis-cabine será indicado para empresas de serviços urbanos, tais como jardinagens, para municípios e até empresas de construção civil que percorram trajetos definidos. Será assim uma solução mais vocacionada para a transformação de “caixa aberta”.
Ponto fundamental para continuarmos a crescer nas vendas em Portugal continuará a ser a nossa rede de concessionários. Estamos bem implementados, com uma rede sólida e dinâmica, com a qual trabalhamos com grande proximidade, disponibilizando as melhores ferramentas de gestão, formações, orientações técnicas e viaturas de demonstração, incluindo os modelos elétricos, pois sabemos que o teste dinâmico continua a ser o melhor modelo para um potencial cliente conhecer todo o potencial dos nossos produtos.
Para 2024 temos uma legítima ambição, de que 20% das nossas vendas sejam de veículos elétricos. Trata-se de uma meta desafiadora, tendo em conta que deveremos finalizar o ano 2023 com uma percentagem a rondar os 8 a 9%. Contudo, é importante referir que em 2023 tivemos constrangimentos a nível da produção dos furgões elétricos. Praticamente não tivemos modelos eSprinter disponíveis e, posteriormente, tanto o eVito como o EQV tiveram mais disponibilidade na produção somente no segundo semestre do ano, dificultando algumas entregas.
A eletrificação trouxe mais responsabilidades aos nossos concessionários. A vendas de veículos comerciais normalmente já exigem uma grande proximidade e conhecimento dos clientes, sobretudo, pela questão das transformações. Com a eletrificação dos furgões, essa relação vai para um nível diferente.

Transição energética
Uma análise correta da tipologia e metas a alcançar de cada cliente, permitirá uma melhor transição para uma frota mais eletrificada. A partilha de conhecimentos (mantendo a habitual confidencialidade e proteção de dados), será fundamental para que possível implementar melhores práticas de gestão de uma determinada frota.
A flexibilidade de mantermos na nossa gama viaturas a combustão, permitirá aos nossos concessionários estudarem o mix energético que mais se adapte a uma frota. Esta é uma das grandes vantagens que temos por estarmos inseridos num grupo de dimensão global, que reúne uma grande experiência em termos de viaturas elétricas e que nos permite aconselhar as empresas para uma transição energética segura e eficiente das suas frotas.
Realizámos o maior investimento da história na eletrificação, mas isso não significa que estejamos a descurar das nossas motorizações a combustão. Estas motorizações são uma referência mundial em termos de baixos consumos e continuarão a sê-lo nos próximos tempos. Sabemos que são muitos os desafios a ser ultrapassados para uma correta transição energética e, por isso, tivemos a iniciativa de dar os primeiros passos há alguns anos, no desenvolvimento de furgões 100% elétricos.
Hoje, a equipa da Mercedes-Benz Vans no nosso país é constituída por três grandes pilares: a Mercedes-Benz Vans Portugal (MBP), os concessionários Mercedes-Benz, e a Mercedes-Benz Financiamento (…)
(leia a entrevista na íntegra na edição impressa nº120 da Revista Automotive)




























