A Nestlé continua a investir meio ambiente. Empenhada em alcançar a neutralidade carbónica até 2050, a empresa analisa há anos a sua cadeia de abastecimento com o objetivo de reduzir progressiva e significativamente o seu impacto ambiental.
Depois da implementação de automóveis 100% elétricos na sua frota em Portugal, o que lhe conferiu o Prémio Frota Ligeiros de 2023, atribuído pela Revista Automotive, chegou a vez da sua unidade em Espanha adotar medidas de sustentabilidade na frota de veículos pesados, utilizados pelos seus fornecedores.
Mobilidade elétrica
É neste sentido que entra em ação o camião Renault Trucks E-Tech T: um veículo elétrico destinado ao transporte regional. Este novo camião, sem emissões poluentes e que reduz significativamente a poluição sonora, destina-se ao transporte regional. Segundo a Nestlé, este camião possui 6 baterias com tecnologia de íons de lítio com capacidade total de 540 kWh. Além disso, está equipado com 3 motores elétricos com potência de até 490 kW (660 CV).
A capacidade de recarga de até 250 kW agrega flexibilidade à operação diária do veículo, permitindo minimizar o tempo de inatividade necessário. A referida recarga é realizada com energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Da mesma forma, com este novo camião 100% elétrico operado pela transportadora Masiques, a empresa prevê reduzir as emissões equivalentes de CO2 em 120 toneladas por ano.
Descarbonização das rotas logísticas
O atual Renault Trucks E-Tech T junta-se a outro veículo de carga elétrico, com o qual a empresa alimentar já opera desde outubro passado e que percorre vários percursos no centro do país.
Com esta unidade Renault Trucks E-Tech T, a empresa Masiques investem na melhoria da mobilidade e na descarbonização. Alinhada aos objetivos da Agenda 2030 e apostando em emissões 0, esta empresa logística agrega à sua frota um camião 100% elétrico que realizará percursos de até 430 quilômetros por dia, entre seu Terminal de Café Verde na Zona Franca Aduaneira do Porto de Barcelona, com as fábricas de produção de café solúvel Nescafé e cápsulas Nescafé Dolce Gusto da Nestlé, localizada em Girona, bem como com a fábrica de café torrado Bonka, localizada em Reus.