Distinguido pela Revista Automotive com o Prémio International Exhibition em 2022, o salão IAA Transportation de Hannover deste ano, prepara-se para acolher expositores dos vários setores de atividades do mercado de veículos comerciais e pesados (camiões e autocarros), antevendo um evento de sucesso, com qualidade, segurança e retorno para os investidores.
Para sabermos mais sobre a exposição deste ano, a Revista Automotive entrevistou Jan Heckmann Head of IAA department na Verband der Automobilindustrie (VDA), Heckmann é o resposável pelo salão IAA Transportation que irá decorrer este ano, de 17 a 22 de setembro em Hannover.
“Um dos fatores que distingue o IAA Transportation de Hannover é que cobrimos e representamos todos os segmentos do transporte comercial, isto é: camiões, trailers, furgões e autocarros. Como prova da nossa importância, ressalto que as marcas procuram apresentar os seus novos modelos no salão. O IAA Transportation é dos salões que tem a capacidade de atrair profissionais das empresas do setor e a imprensa internacional. O impacto na mídia mundial é muito grande e, face ao retorno de imagem, grande parte das empresas do setor de veículos comerciais e pesados, optam por apresentar os seus modelos no salão.
Por isso, o IAA Transportation de Hannover continua a ser uma referência mundial no que toca aos novos lançamentos de modelos, produtos, e também como palco para o debate das tendências do setor de transportes comerciais. Com o evento de 2022, demonstrámos que foi possível sairmos da pandemia ainda mais fortes, e o Premio International Exhibition que recebemos da Automotive, reconheceu o mérito do nosso trabalho e deu-nos ainda mais motivação para fazermos mais e melhor, para os nossos expositores e público.
Negócios e test-drives
Num mundo cada vez mais digital, os salões ganham ainda mais importância, pois a capacidade de “engagement” de um evento deste porte, é incomparável superior às plataformas digitais. As pessoas podem encontrar-se pessoalmente, debater e conhecer as inovações, tomar contacto com os novos conceitos de negócio, de apresentar novos camiões, furgões ou autocarros, tudo dentro de um ambiente único e num mundo físico onde as coisas funcionam ligadas à realidade em que vivemos.
Contudo, um salão internacional e com esta dimensão, tem de continuamente se reinventar e encontrar formatos que vão de encontro às realidades do mundo de hoje. Por isso que temos uma panóplia de soluções para os nossos expositores. Assim, e para além do espaço expositivo dos stands, disponibilizamos uma área realização de test-drives. Os expositores podem assim convidar e interagir com os visitantes, para experimentar os seus modelos.
O test-drive é importante quando entramos no mundo da eletromobilidade. Ainda são poucos os profissionais que podem testar um camião elétrico, por exemplo. Conduzir uma tecnologia nova proporciona uma experiência inovadora e desmistifica o conceito da eletromobilidade. Tão importante quanto os camiões, autocarros e furgões elétricos também é a questão da infraestrutura de carregamento. Os visitantes poderão assim experimentar essas soluções e compreender realmente como irão funcionar no seu dia-a-dia.
Além de conseguirmos concentrar um grande número de profissionais num evento, também providenciamos as ferramentas necessárias para que se crie um bom networking entre eles.
Há um elemento surpresa muito valioso nestes eventos, onde o visitante encontra a solução para a sua necessidade num expositor que nem sequer tinha considerado antes. Muitas vezes as grandes oportunidades aparecem de onde menos se espera, quer por parte dos expositores, quer dos visitantes. O IAA Transportation de Hannover é, por tudo isso, um ponto de encontro mundial onde tudo isso acontece.
Mobilidade elétrica
A eletrificação das frotas trouxe uma relevância acrescida ao nosso evento, mas mais do que isso, a procura por propulsões alternativas ao diesel veio aumentar a diversidade e as oportunidades deste grande setor. Em 2024, vamos contar com mais empresas ligadas às infraestruturas de carregamento, sejam elas fornecedoras de energia, gestoras de energia, postos de carregamento elétrico, software para gestão de carregamentos, entre muitas outras soluções.
Para tanto, desenvolvemos um conceito denominado “Infraestructure Campus” onde os visitantes encontrarão áreas dentro de cada pavilhão, dedicadas às infraestruturas de carregamento, sobretudo eletricidade, hidrogénio, biocombustíveis e combustíveis sintéticos.
O setor dos autocarros terá um destaque importante no salão deste ano, até como exemplo a seguir pelas empresas de transporte de mercadorias. Relembro que foram os autocarros os primeiros a aderirem em grande escala às propulsões alternativas, sejam elas de gás natural ou de eletricidade, sendo assim um setor com uma experiência valiosa para as demais frotas.
Presente e futuro
Teremos uma combinação interessante de empresas centenárias, que trazem consigo uma experiência consolidada e comprovada no mercado, juntamente com muitas start-ups que procuram apresentar soluções inovadoras, com novas tendências para outros segmentos de mercado que estão a surgir.
A entidade VDA, ligada à organização do nosso evento, tem um grande histórico e conta com uma grande proximidade com o mercado de transportes. Este potencial, acrescenta vantagens e dão um importante suporte para um salão, como o IAA Transportation. Por isso, estamos em permanente contacto com todas as partes interessadas (stackeholders), para implementarmos as melhores soluções antes e no decorrer do nosso evento.
Além do conhecimento do setor dos transportes é importante também ter experiência na organização de salões internacionais. Por este motivo, a VDA organiza o IAA Transportation em Hannover e o IAA Mobility em Munique. O primeiro é mais orientado para o público profissional e, segundo, é mais dedicado para o público em geral. Apesar das diferenças em termos de conceitos e de expositores, estes salões conquistaram os seus espaços no cenário mundial. Temos, por isto, fortes expectativas de que o IAA Transportation de Hannover será um evento com grande atratividade, novidade e realização de bons negócios. Para que tudo corra dentro do programado, aumentámos a nossa equipa para proporcionar mais suporte aos expositores e público.
Para este ano, destaco a importância que o setor dos trailers (semirreboques, reboques e soluções de carga) tem no mercado de transportes. As soluções de transporte de carga estão em contínua evolução e com níveis tecnológicos impressionantes. Posso dizer que, em todos os nossos salões realizados até à data, os pavilhões consagrados aos trailers estão sempre esgotados, e sempre com muita antecedência.
Motoristas, sejam bem-vindos
É muito entusiasmante visitar esses pavilhões porque há uma grande quantidade e diversidade de soluções individualizadas e especiais, e que incorporam cada vez mais tecnologia. Há novas empresas que estão a entrar neste segmento de mercado, o que mostra um dinamismo e atratividade para bem da nossa economia e dos transportadores em geral.
Uma novidade no IAA Transportation deste ano é que iremos dedicar os fins de semana, com a realização de várias ações. Durante a semana temos visitantes profissionais e, durante o fim de semana, registamos uma maior afluência de público em geral, sobretudo famílias onde um dos integrantes pode ser um motorista, seja de camião ou de autocarro. Os motoristas também têm um peso na decisão de compra de camiões e de autocarros das empresas de transporte e, neste sentido, queremos que eles tenham a melhor experiência possível durante o nosso evento.
Assim, iremos dinamizar ações específicas para os motoristas durante o dia de domingo, para estes profissionais possam ter um contato mais próximo com as inovações. Os motoristas têm um papel fundamental na nossa sociedade e queremos mostrar esse apreço para com eles. Deste forma, e logo à entrada do nosso salão, os visitantes são recebidos com um cartaz a dar as boas-vindas a todos os motoristas. Adicionalmente, os motoristas têm direito a entradas com um preço reduzido, bastando apenas mostrarem o seu cartão de motorista”, ressaltou Jan Heckmann.