Com 2023 concluído, a Daimler Truck Portugal olha com otimismo o ano de 2024, que deverá ser igualmente promissor em termos de vendas de camiões novos no nosso país. Para sabermos mais sobre as atividades da marca, entrevistámos António Louro (foto), diretor geral da Daimler Truck Portugal.
Atual gama de camiões
“A Mercedes-Benz Trucks oferece soluções de transporte rodoviário de mercadorias ajustadas às necessidades do negócio das empresas clientes, disponibilizando camiões com motorizações convencionais a diesel assim como elétricos.
No que toca às motorizações convencionais e para o transporte de longo curso, destacamos o Actros L, o modelo melhor equipado da série Actros. Este é um camião capaz de garantir uma rentabilidade particularmente elevada para este tipo de transporte.
O Mercedes-Benz Actros L, equipado com o motor OM471 de 3ª geração permite uma maior poupança de combustível, de até menos 4%, em comparação com a geração anterior, reduzindo as emissões de CO2 e também os custos de operação para os nossos clientes. Temos apostado na otimização do nosso modelo bandeira para o transporte de longo curso, apresentando ganhos em eficiência, conforto, segurança e melhorias na performance ambiental.
Relativamente as soluções de mobilidade elétrica, caminhamos progressivamente para a descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias, seguindo uma dupla estratégia de eletrificação: veículos movidos a bateria elétrica, ideais para a distribuição urbana e transporte de longa distância em rotas regulares e planeáveis e já disponíveis para comercialização e entrega; e veículos movidos a hidrogénio (que estarão disponíveis na segunda metade desta década), mais adequados para responder a transportes de longa distância mais exigentes e que requem uma maior flexibilidade, que permitem uma autonomia de mais de 1000 km de distância percorrida com um único abastecimento de hidrogénio liquido.
Gama e-truck
Na Daimler Truck, temos vindo a expandir o portfolio de e-mobilidade: desenhado para operações de distribuição urbana ou regional, o novo Mercedes-Benz eActros, lançado em Portugal em 2023, está disponível nas versões eActros 300 e eActros 400, com packs de três ou quatro baterias, com uma capacidade instalada total de cerca de 336 kWh ou 448 kWh e com uma autonomia de até 300 ou 400 quilómetros, respetivamente.
O Mercedes-Benz eActros 300 tem uma capacidade de carregamento de até 160 kW, demorando cerca de uma hora a carregar a bateria dos 20% aos 80%, e cerca de 1h30 minutos para o eActros 400. Também o sistema de recuperação do eActros, permite que a energia elétrica seja recuperada durante a condução, em desacelerações e travagens. A completar a gama eActros, temos disponível o veículo trator eActros City Tractor, também lançado no nosso mercado no ano que passou.
Ainda na nossa gama de e-Trucks, o eEconic, o novo camião elétrico Mercedes-Benz desenhado para a limpeza urbana e recolha de resíduos urbanos. Com uma autonomia de até 150 quilómetros, livre de emissões, o eEconic pensado para melhorar a qualidade do ar, reduz os níveis de poluição sonora enquanto realiza as suas tarefas. Este camião também já se encontra disponível para comercialização.
Serviços para os clientes
Para a nossa gama de viaturas elétricas, disponibilizamos o serviço de eConsulting que tem como objetivo aconselhar e acompanhar os nossos clientes no processo de transição para a mobilidade elétrica, desde a análise de trajetos, infraestruturas de carregamento, a viatura que melhor se adequada ao negócio, até à implementação do projeto.
Apostamos também em soluções digitais inovadoras, disponíveis através do portal Fleetboard, que incluem o Fleetboard Charge Management, para a melhor gestão de carregamento das viaturas elétricas, o serviço Mapping e Logbook, para uma monitorização continua da viatura e o contrato de serviço Mercedes-Benz Uptime, para um diagnóstico permanente do estado do veículo, que aconselha tomada de ações concretas e permite planear as visitas à oficina, minimizando tempos de imobilização.
Perspetivas para 2024
No final de 2023, lançaámos o novo Mercedes-Benz eActros 600, que define um novo padrão em termos de tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade. Com o novo eActros 600 é possível realizar um transporte rodoviário de mercadorias de longa distância, com um peso bruto combinado de até 44 toneladas, garantindo uma autonomia de até 500 quilómetros, com um único carregamento de bateria. Significa que pode fazer 1000 km por dia com um recarregamento, nas pausas obrigatórias dos motoristas.
Graças ao carregamento por megawatt excecionalmente rápido, este modelo é ainda capaz de carregar a bateria dos 20% a 80% em cerca de 30 minutos, utilizando baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), com uma vida útil de até 1,2 milhões de quilómetros. Este camião dará início à sua produção em série no final de 2024”, destacou António Louro.