Há três anos, precisamente a 16 de setembro de 2020, a Daimler Truck anunciou em Berlim o compromisso de investir em grande escala na tecnologia do hidrogénio.
Agora, a marca concluiu com sucesso o teste do seu camião equipado com tecnologia de células de combustível de hidrogénio, que descarbonizar o transporte rodoviário de longo curso flexível e exigente. Através do protótipo aprovado para utilização em estradas públicas, com base modelo Mercedes-Benz GenH2, a marca completou 1.047 km de distância percorrida, com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido.
Alimentado por um sistema de célula de combustível centrado em célula e equipado com um sistema de tanque de combustível de hidrogênio líquido, o teste começou na tarde de segunda-feira, 25 de setembro, no Centro de Atendimento ao Cliente da Mercedes-Benz Truck em Woerth am Rhein, e terminou a 26 de setembro, na capital da Alemanha, Berlim.

Infraestruturas adequadas
O camião completou a viagem totalmente carregado e com peso bruto combinado de 40 toneladas em condições reais, sem emitir nenhum CO2 durante a viagem. A condução recorde com tanques selados e quilometragem controlada, foi confirmada de forma independente por um documento de inspeção da TÜV Rheinland.
Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Camiões, declarou na ocasião que “descarbonizar o transporte, precisamos de baterias elétricas e tecnologias de acionamento movidas a hidrogênio. Ao ultrapassar a marca dos 1.000 quilómetros com apenas um enchimento, demonstramos que estamos no bom caminho para projetarmos uma produção em série.
Ao mesmo tempo, o nosso recorde de hoje é um lembrete de que a descarbonização dos transportes requer dois outros fatores, além das tecnologias de propulsão adequadas: uma infraestrutura energética verde e custos competitivos em comparação com os veículos convencionais”, ressaltou.
