São muitos os desafios e também oportunidades que a marca de camiões Renault Trucks, representada em Portugal pela Galius, espera para o mercado de camiões novos nacional, que deverá continuar ativo e com boas perspetivas de negócio em 2024.
Afonso Ferreira Martins (foto), CEO da Galius faz um balanço das atividades da marca e dá a conhecer, através das páginas da Automotive, as perspetivas de negócio para o ano de 2024.
Balanço do ano 2023 em Portugal
“Na atividade de camiões novos, o mercado total em 2023 atingiu quantidades acima da média tradicional de Portugal, alcançando a marca de 4700 unidades acima das 12T.
Obviamente com as disrupções dos anos de 2021 e 2022, sobretudo a crise dos microchips e respetiva limitação generalizada da capacidade de oferta em diversos sectores, incluindo o setor automóvel, assim como a pandemia, poderemos assumir que 2023 traduz uma compensação dos anos anteriores de diversas marcas.
A Renault Trucks no seguimento da estratégia definida, entrega 570 unidades e mantém um market share muito alinhado com o ano de 2022 (13%), assente numa forte capilaridade de clientes e sustentabilidade da carteira de vendas. Estabilidade de posicionamento de mercado que pretendemos manter, com o fortalecimento do complemento da oferta aos nossos clientes, desde a evolução do produto e da gama, assim como o crescente investimento na qualidade do nosso serviço de pós-venda.
Atual gama de camiões
A atual gama de veículos pesados da Renault Trucks abrange rígidos e tratores, das 10T às 44T de peso bruto com motorizações diesel e 100% elétricas. O modelo D e D Wide, equipado com motores de 5L, 8L e 11L, com potências dos 210CV aos 460CV, está disponível na versão rígido nas configurações 4×2, 4×4 e 6×2. Indicado para distribuição urbana, construção ligeira e transporte regional. Pode também ser utilizado no segmento de bombeiros com configuração 4×4.
O modelo C e C2.3, equipado com motores de 8L, 11L e 13L, com potências dos 250CV aos 520CV, está disponível nas versões trator e rígido, nas configurações 4×2, 6×2, 6×2, 8×2 e 8×4. Modelo muito versátil, para distribuição regional e nacional e para o segmento da construção ligeira e pesada.
Já o modelo K, equipado com motores de 11L e 13L, com potências dos 380CV aos 520CV, está disponível nas versões trator e rígido, nas configurações 4×2, 4×4, 6×4, 6×6, 8×4 e 8×8. É o modelo por excelência dedicado aos trabalhos mais pesados na construção. Por fim referir o modelo T e T High, com motores 11L e 13L, com potências dos 380CV aos 520CV, está disponível nas versões trator e rígido, nas configurações 4×2 e 6×2. É o produto Renault Trucks dedicado ao transporte nacional e internacional, seja ADR, transporte a granel/contentorizado ou carga geral.
Uma menção obrigatória à gama E-Tech 100% elétrica, disponível nos modelos D, C e T, versões rígido e trator com PB de 16T, 19T, 26T e 44T. As autonomias podem chegar aos 400Kms, consoante a versão considerada e o tipo de aplicação.
Serviços Renault Trucks
Compreendemos plenamente a importância de fornecer soluções que correspondam às diversas necessidades operacionais, ao longo do tempo, e por isso temos vindo a desenvolver uma oferta de serviços projetada para melhorar a eficiência e a fiabilidade dos veículos Renault Trucks.
Entre os serviços que temos atualmente disponíveis gostava de destacar o Predict. Com a capacidade de monitorizar dados em tempo real, permite-nos hoje otimizar a manutenção e antecipar possíveis avarias, reduzir tempos de inatividade e com isso garantir a eficiência operacional dos nossos clientes. A nossa oferta de serviços remotos avançados é cada vez mais completa, permitindo agora a conexão com o veículo e realização de atualizações de software à distância, sem qualquer interrupção no seu funcionamento.
Lançámos recentemente, dentro do Optifleet, o nosso programa de gestão de frotas, os módulos health & safety. O primeiro permite acompanhar o estado de saúde do veículo, enviando alertas ao gestor de frota quando algum aviso é acionado no interior de veículo, sobretudo relativamente ao nível do óleo, combustível, anticongelante, entre outros. Já o módulo safety acompanha alterações no comportamento do condutor, alertando em caso de travagens ou acelerações bruscas, bem como ativação de sistemas de segurança AEBS, ESC, LDWS e DAS.
Temos uma oferta diversificada de contratos de manutenção que incluem manutenção preventiva, corretiva e material de desgaste. São planos personalizados, a preços justos, totalmente adaptados às necessidades do veículo, da operação e do modelo de negócio.
O ano de 2023 foi, por fim, caraterizado pelo lançamento da Renault Trucks Financial Services, uma área dedicada, e agora disponível em Portugal, a providenciar opções de financiamento e seguros aos nossos clientes.
Perspetivas para 2024
O ano de 2024 vai ser um ano desafiante, sendo expectável uma redução do mercado total de veículos novos face a 2022, na nossa visão na casa dos 20%, posicionando o mercado total em valores mais alinhados com a realidade em Portugal.
O comportamento das taxas de juro será um fator determinante no que respeita ao processo de decisão na aquisição e renovação da frota, por parte dos nossos clientes. A Galius / Renault Trucks arranca 2024 em absoluto alinhamento com a estratégia definida com a marca, com uma carteira de encomendas interessante, o que nos permite com segurança, ambicionar um market share % semelhante ou superior ao ano de 2023. Relativamente ao produto, em 2024, perspetivamos uma fase de verdadeira transformação, marcada por avanços significativos nas nossas quatro gamas de produto.
As gamas T, C, K, dedicadas ao transporte de longo curso, e construção para além de exibirem a nova identidade visual Renault Trucks, apresentando um design frontal renovado, contemplam importantes melhorias ao nível do conforto do motorista, segurança e rentabilidade. Em curso a consolidação da oferta com o inovador motor Turbo Compound, capaz de reduzir o consumo de combustível em 3 l/100 km. Graças ao Turbo Compound, reduzimos em até 10% as emissões de CO2 e consumo de combustível.
Destaco ainda o interior otimizado, focado no bem-estar do condutor, com a melhor coluna de direção do mercado, ajustável em 3 níveis para que o mesmo possa adaptar com precisão a posição de condução conforme a sua morfologia. Um novo volante, painel de instrumentos modernizado, carregadores de indução, controles acessíveis e luzes de instrumentos à vista complementam estas atualizações.
Os modelos Renault Trucks T e T High incorporam a mais recente tecnologia de assistência ao condutor e os sistemas de travagem mais eficientes, como, e entre outros, radares e câmaras em torno de todo o camião, detetor de sonolência, sistema de aviso de saída de faixa e travagem automática de emergência (AEBS). Estas características visam assegurar a segurança do condutor, pedestres, ciclistas e outros utilizadores vulneráveis da estrada.
Também este ano, para responder às exigências dos nossos clientes que se dedicam à distribuição em cidade, para além de uma modernizada cabina, onde se incluem evoluções nos equipamentos interiores e exteriores, nas versões D, D Wide e C 2.3, lançaremos uma nova oferta competitiva, o novo D 19T XLOAD. Este veículo representa o melhor compromisso entre preço acessível, carga útil e versatilidade, disponibilizando mais 700kg de capacidade de carga, em comparação com os restantes modelos, garantindo maior agilidade e versatilidade”, revelou Afonso Ferreira Martins.