Tendo completado 32 anos no início deste ano, a Wayfer (antiga Ferreira & Filhos) é o concessionário que representa a marca Iveco nos distritos de Leiria e Coimbra. Duplamente distinguida com o Prémio Fleet & Service Automotive em Portugal, na categoria Concessionário Pesados (em 2018 e 2022), a empresa é uma referência nacional em termos de venda, reparação e serviços para o setor de veículos comerciais e pesados.
Nuno Ferreira, recebeu a Revista Automotive na sede da empresa em Leiria, onde fez um balanço do ano de 2023 e também deu a conhecer algumas novidades para este ano de 2024. “Alcançámos um bom resultado em 2023, quer a nível de vendas de veículos novos quer a nível de entradas nas nossas oficinas, com um crescimento médio de 17% nas duas áreas de negócio em termos de faturação.
O negócio oficinal teve um excelente desempenho global, tanto em entradas e serviços, como em termos de vendas de peças originais novas e reconstruídas. Em 2023 alcançámos os nossos objetivos de venda do modelo Daily, com 186 viaturas novas. Contudo, os constrangimentos verificados na produção e mudança de gama, condicionou o nosso trabalho, pois somente foi possível efetuarmos a entrega de 105 unidades novas aos nossos clientes.
Entre Leiria e Coimbra a Wayfer já representa cerca de 35% das vendas do segmento onde se insere o furgão Daily, e cerca de 20% do total de vendas de modelos Daily no mercado nacional. Embora não comercializamos diretamente a gama de camiões novos da Iveco, a Wayfer realiza a preparação dos camiões novos para a entrega aos clientes, e verificámos um acentuado volume de entregas nos últimos meses do ano.
Referência nacional
Somos um concessionário de referência em termos de pós-venda Iveco e, apesar de dispormos uma oficina multimarcas integrada na rede AllTrucks, a Wayfer está cada vez mais identificada como uma das mais históricas empresas de reparação e assistência técnica da Iveco em Portugal, fruto de 32 anos de muito trabalho como concessionário de pesados.
Os furgões e os camiões, independente da marca, evoluíram muito nos últimos anos. Assim, para podermos assegurar um serviço oficinal autorizado, com qualidade e com garantia de fábrica, temos de investir na formação dos profissionais, no ambiente de trabalho, em ferramentas oficinais e em softwares. Não podemos, desta forma, dispersar recursos numa oficina multimarcas que requer um outro tipo de gestão e diversidade de equipamentos.
Atualmente a Wayfer conta com 31 funcionários nas suas diversas áreas de negócio, dos quais 11 mecânicos, para além de um chefe de oficina, um responsável técnico e um profissional dedicado às garantias, e um responsável pela área de pós-venda e 4 funcionários dedicados à área das peças. Em termos administrativos, também aumentámos a nossa equipa, para assegurarmos a qualidade do nosso trabalho e a rapidez dos nossos serviços, com base numa gestão familiar onde estou sempre presente, na companhia da minha esposa e do meu filho (Simão Ferreira, na foto principal), que neste momento está integrado e a dinamizar a área oficinal.
Expansão oficinal
Ainda no que toca ao serviço de pós-venda, dispomos de reparadores autorizados no Bombarral (Salada & Antunes) e em Cantanhede (Garagem Estrela) que asseguram um amplo trabalho nas suas regiões e, estamos a ponderar a viabilidade de abrirmos um reparador na região de Oliveira do Hospital, através de um parceiro local que esperamos poder implementar até o final deste ano. Assim poderemos manter a proximidade dos serviços oficinais da marca Iveco, através de um serviço rápido, com custos reduzidos e de qualidade.
Outra novidade é que criámos uma empresa dedicada ao serviço de renting, que numa fase inicial irá realizar aluguer operacional com períodos de aluguer de até 5 anos, onde o cliente sabe que pagará uma renda fixa por mês e poderá dispor da sua Daily com custos de utilização mais controlados, através de contrato de manutenção. Esta nova empresa será mais uma oportunidade de negócio para a nossa área comercial e também irá dinamizar futuras entradas nas nossas oficinas e nos nossos reparadores autorizados.
Peças reconstruídas
Como dispomos de uma carteira de clientes fidelizados, de pequenas e médias dimensões, e representativos de áreas tão diversas tais como a construção, alimentar, pequena distribuição, hortícola, panificação, reparação, entre tantas outras, procuramos proporcionar sempre um novo serviço, e assim acreditamos que o aluguer operacional poderá ter o seu espaço para crescer em determinadas frotas.
Em termos de economia circular, dispomos de peças reconstruídas da marca Iveco com garantia em diversos componentes e, também, peças reconstruídas sob a nossa marca Wayfer, sendo ambas opções muito interessantes pela qualidade, garantia e preço, com a otimização do tempo de imobilização de uma viatura nas nossas oficinas”, destacou Nuno Ferreira.