Aproveitando a sinergia do Grupo Stellantis, as marcas Opel e Fiat Professional estão a integrar as soluções de mobilidade nos seus modelos de veículos comerciais, sobretudo nas versões 100% elétricas, no âmbito da divisão Stellantis Pro, criada em outubro de 2023 para incorporar seis marcas de veículos comerciais europeias e norte-americanas, entre as quais Fiat Professional e a Opel.
A estratégia do Grupo é ambiciosa e passa pela renovação completa da gama de 12 modelos de furgões sob a sua égide, priorizando a mensagem de zero emissões. A segunda geração de viaturas BEV proporciona uma maior autonomia em todos os modelos (até 420 km). As novas características tecnológicas em toda a gama incluem: habitáculos renovados, novo sistema de infotainment de 10 polegadas, 18 sistemas avançados e automatizados de assistência ao Condutor (ADAS), nível 2 de condução autónoma e 100% de conectividade de série.
Segundo Xavier Peugeot, Senior Vice President da Stellantis Commercial Vehicles Business Unit, “esta segunda geração de furgões com emissões zero, com maior autonomia BEV e uma proposta adicional com células de combustível; com conectividade total e inovações como a ‘tomada de força elétrica’, reforçará, ainda mais, a nossa presença entre os furgões BEV. A Stellantis está à frente na propulsão de zero emissões em veículos comerciais na Europa, proporcionando modelos BEV e, também, com células de combustível”, destacou.
Diversidade
Para os clientes empresarias, a Opel também dispõe de furgões e VCL 100% elétricos. A começar pelo Combo-e Cargo um veículo comercial totalmente elétrico para uma E-Mobilidade mais abrangente. Mesmo com o seu perfil compacto, o Opel Combo-e Cargo conta com um volume de carga de 4,4 m³, e dispõe de alguns recursos na gestão de carga como, por exemplo, o sistema de espaço de carga flexível Flex Cargo.
Está disponível em 2 comprimentos de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2785 mm, pode transportar objetos com um comprimento máximo de 3090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 800 kg, um volume de carga entre 3,3 e 3,8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg, A variante mais longa XL, de 4,75 m, com uma distância entre eixos de 2975 mm e um volume de carga máximo de 4,4 m3, pode acomodar objetos com um máximo de 3440 mm de comprimento.

Já o Vívaro-e, oferece à escolha baterias de iões de lítio com diferentes capacidades: 75 kWh, que proporciona autonomia até 330 km, ou 50 kWh, para autonomia até 230 km, para aqueles que fazem uso menos intensivo do veículo. Os valores de autonomia foram obtidos de acordo com a norma WLTP. O Vívaro-e permite aos profissionais mobilidade porta-a-porta sem emissões, com maior eficiência na chamada ‘last mile’.
Por sua vez, o novo Opel Movano-e completa a gama de veículos comerciais ligeiros elétricos da marca. Especialmente indicado para os profissionais e gestores de frotas, o Movano-e elétrico, apresenta um sistema de propulsão elétrica que garante 90 kW (122 cv) de potência e 260 Nm de binário, com a velocidade máxima controlada eletronicamente de 110 km/h. Dependendo da versão, é possível optar entre ‘packs’ de baterias de iões de lítio de 37 kWh ou de 70 kWh, para autonomias até 117 ou 224 quilómetros, respetivamente, no ciclo combinado WLTP (dependendo do perfil de condução e das condições existentes).
Embora a marca não tenha um programa para atendimento ao cliente profissional, a sua rede de assistência aos VCL conta com 37 pontos em Portugal. Os VCL elétricos da marca também são comercializados com Wall box. Em termos de benefícios fiscais para o cliente profissional (frotas), assemelham-se aos das demais marcas de VCL do grupo Stellantis, entre os quais, ISV e IUC a zero, dedução do IVA na aquisição de viaturas elétricas (para preços até 62 500€) e despesas respeitantes à eletricidade na utilização das mesmas. A aquisição de viaturas 100% elétricas, bem como as respetivas despesas, não estão sujeitas a qualquer tributação autónoma
