As peças de reposição para o setor de veículos pesados de mercadorias continuam a ser o core das atividades da marca Sampa. No entanto, Sampa também é fabricante de equipamento original para algumas marcas de camiões. O seu campus de produção localizado na sede em Samsun (Turquia) conta com a Certificação Q1 da Ford Motor Company’s, um indicador mundial de qualidade e satisfação do cliente de excelência
A Certificação Q1 é concedida a fornecedores da Ford que demonstram excelência para além dos requisitos da certificação ISO/TS em cinco áreas críticas: sistemas capazes, melhoria contínua, desempenho constante, processo de produção e satisfação do cliente.
Produzindo cerca de 20 mil produtos sob 24 grupos diferentes, a Sampa também compra e comercializa cerca de 25 mil produtos, o que aumenta a sua disponibilidade para mais de 60 mil produtos. No ano em que completa 30 anos de atividades, a empresa orgulha-se de exportar para quase 160 países e empregar mais de 4500 colaboradores de mais de 30 países, de dentro e fora da Europa.

Na sede ibérica da Sampa, localizada nos arredores de Madrid (Espanha), Luis Vique Quintana, customer service manager para Portugal e Espanha, explicou à Revista Automotive no que assenta o atual sucesso da marca.
“A Sampa investe grande somas em I&D e, por este motivo, possui 9 sistemas de qualidade que visam garantir a melhor metodologia na produção de peças e equipamentos. Como resultado, temos um índice muito baixo (1%) de reclamações de peças em garantia.
A Turquia é um mercado com longa tradição na produção de automóveis de diferentes marcas, principalmente nos pesados, sendo que várias marcas alemãs produzem os seus autocarros em solo turco. Há um expertise muito grande no setor produtivo do qual a Sampa faz parte, visto que há muitos anos produz grande parte daquilo que comercializa.
Em termos de Sampa Ibérica, a nossa quota de vendas de peças de produção própria situou-se nos 55% em 2023. Nos restantes 45% integram os produtos que comercializamos sob a marca Sampa, e que cumprem com os nossos critérios e standards.

Produtos de marca
Para o ano de 2024 pretendemos alcançar os 70% de vendas de produtos de produção própria. Estamos a dinamizar a fabricação de mais produtos da marca Sampa, com o objetivo de ampliar as gamas no segmento de direção e suspensão.
Como prova desta dinâmica, incorporamos uma nova gama de produção própria de amortecedores pneumáticos, para camiões e semirreboques e estamos convictos de que será uma gama com boa aceitação no mercado de reposição ibérico, tendo em conta que controlamos a 100% todo o processo produtivo. Por falar em produção, a empresa está a intensificar a construção do Sampa Valley, ampliando de forma muito significativa a sua capacidade de produção, incluindo uma fundição própria dos seus componentes.

Um dos componentes de maior destaque da Sampa é a chamada quinta roda, um equipamento com grande sucesso quer pela qualidade intrínseca do produto, quer pela certificação europeia que dispõe. Trata-se de um produto de elevada importância e de segurança para a fixação dos semirreboques os camiões que, antes de entrar em comercialização, passou por rigorosos testes de qualidade e os resultados estão à vista.
Muitos dos produtos que a Sampa produz e comercializa são considerados componentes estruturantes nos veículos pesados. Isto significa que estão sujeitos a um stress físico muito grande e contribuem para uma melhor dinâmica do camião, como é o caso das suspensões, braços de direção, quinta roda entre outros. É exatamente nesses componentes que o peso dos camiões e dos semirreboques assentam e, por isso, a qualidade da produção e a segurança estão em primeiro lugar no pensamento da Sampa.
Além do peso do camião, há que ter em conta o estado do piso e as condições das estradas. Muitos dos camiões que usam os nossos produtos operam também em situações de off-road, em obras públicas por exemplo. Esses ambientes e pisos irregulares exigem muito dos componentes estruturais dos camiões. É aqui que a Sampa marca a diferença pela qualidade, durabilidade e eficiência dos seus produtos.

Setor de máquinas
Já que mencionei o mercado de off-road, no ano passado iniciámos à comercialização internacional de produtos para máquinas de obra pública. Tipicamente essas máquinas têm uma cor amarela e, para associar a nossa marca a estas máquinas, a Sampa passou a utilizar o slogan “o azul é o novo amarelo”, uma referência ao azul característico da nossa marca como sinal identificativo da Sampa nesse segmento de mercado. Ainda não temos previsão de quando iremos igualmente dinamizar esse segmento na península ibérica, mas estamos confiantge de que quando o processo se iniciar, será mais um passo para a consolidação da nossa marca.
A nossa estratégia comercial assenta numa relação direta de trabalho com os nossos distribuidores, atualmente cerca de 120 na península ibérica. Não fazemos vendas ao cliente final, nem a grandes frotistas. Este é um trabalho que confiámos ao nosso distribuidor, pois são estes parceiros comerciais que melhor conhecem as empresas de transporte das suas zonas, e são eles que lidam dia-a-dia com as necessidades dos clientes, quer seja frotistas ou oficinas de pesados. Além de termos bons produtos, também temos de ser capazes de fornecer um bom serviço de pós-venda. Costumamos dizer que o cliente vem pelo bom produto, mas só se fideliza através de bom serviço de pós-venda.
Na Sampa Ibérica dispomos de uma equipa de profissionais que atendem telefonicamente os clientes, contando com uma larga experiência no setor das peças e componentes para o mercado de viaturas pesados. Essa competência da nossa equipa, contribui para uma melhor compreensão da necessidade dos clientes e é fundamental para que nenhum camião fique parado, por falta de peças ou de componentes de reposição”, destacou Luis Vique Quintana.
