Joseph Cha, diretor de marketing e Miriam de la Iglesia Ludeña, ambos da Kumho Tyre ibérica (foto), receberam a Revista Automotive nas modernas instalações localizadas no parque empresarial de Las Rozas, nos arredores de Madrid (Espanha), onde falaram sobre as atividades da marca e da unidade de negócio que está a completar uma década de crescimento constante na península ibérica e que hoje já emprega 20 pessoas.
“Apesar das oscilações do mercado de pneus, a nossa unidade tem crescido de forma sustentada com resultados que refletem a qualidade dos nossos produtos e a boa gestão do nosso modelo de negócio, com base em parcerias sólidas com os nossos distribuidores, sendo que em Portugal temos a distribuição dos pneus para viaturas ligeiras através da Aguesport e dos pneus para veículos pesados através da Nex Tyres.
A Kumho Tire é uma empresa coreana moderna, apesar de já ter mais de 60 anos de história. Em Espanha, para além desta unidade, dispomos de um armazém central localizado na cidade de Guadalajara, que garante o abastecimento de pneus junto aos nossos distribuidores. No ano passado, registámos uma boa evolução do nosso negócio ibérico e os nossos objetivos para este ano de 2024 são de continuarmos a crescer quer em Espanha quer em Portugal, mas sempre de uma forma sustentada.
Parcerias e desenvolvimento
A qualidade dos nossos produtos é bem reconhecida pelos nossos clientes e também por diversos fabricantes automóveis. Estamos presentes na competição automóvel há muitos anos, como foi o caso da Fórmula 3 durante 11 anos, considerada antecâmara da Fórmula 1. Atualmente somos patrocinadores e fornecedores exclusivos dos pneus de competição para o Campeonato Kumho TCR World Tour, que hoje é a maior competição de automóveis de turismo existente, com provas em diversos países incluindo Portugal.
Em 2024 teremos muitas atividades, a começar em abril com um importante evento que iremos realizar com os nossos principais parceiros e agentes da marca Kumho em toda Europa, com uma ação de Drive Experience onde daremos a conhecer os nossos modelos, de forma dinâmica num circuito de competição nos arredores de Milão, aproveitando a parceria que temos com a equipa do Inter de Milão, da qual somos Premium Partners. Posteriormente, em junho, estaremos no Salão The Tire Cologne, onde participaremos na qualidade de expositor.
Produção e prémios
A Kumho Tire conta com uma sede europeia localizada em Frankfurt, com fábricas localizadas na Coreia, China (com 3 unidades), Vietnam e nos EUA, que garantem o abastecimento mundial dos nossos produtos. Nos últimos anos o mercado dos pneus registou um aumento de preços, fruto das contingências internacionais, mas desde o final do ano passado, nota-se uma tendência de estabilização dos preços e até alguma redução em determinadas medidas.
A nossa gama de pneus é bastante alargada quer para os veículos ligeiros quer para os veículos pesados. Somos fornecedores de pneus para os principais fabricantes automóveis, tais como Audi, VW, KIA, SEAT, entre outros.
Orgulhamo-nos da nossa história, das nossas parcerias, dos nossos distribuidores e também do reconhecimento internacional dos nossos pneus, como são os casos dos prémios de design que conquistámos com os nossos modelos PorTran 4S CX11, um pneu all-season orientado para o mercado europeu e, mais recentemente, ganhámos o prémio de design do Forum Design Award 2024 com o modelo ECSTA PS71 EV, pneu desenvolvido para o exigente mercado dos veículos elétricos, segmento onde também estamos a crescer”, destacou Joseph Cha à Automotive.