Revista Automotive
Quinta-feira, Outubro 23, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Novo XB realçou características da atualizada gama DAF

9 de Julho, 2024
in Frotas, Pesados e Máquinas
Novo XB realçou características da atualizada gama DAF

O novo DAF XB foi apresentado às frotas, num evento que enfatizou a alargada gama de camiões vocacionais da DAF, com os modelos XF, XD e XDC. Produzido na fábrica da Leyland em Inglaterra, o XB é o sucessor do DAF LF, um modelo criado para o ambiente urbano.

Os clientes e a imprensa tiveram a oportunidade de testar várias versões carroçadas do XB no circuito de Jarama (Espanha). Tendo em conta que os camiões não estavam carregados, e que um circuito de corridas automóveis não é o ambiente ideal para os camiões XB, as ilações que podemos retirar da condução, dizem mais respeito à cabine e sensação de condução.

O melhor resumo que podemos fazer, é que o novo DAF XB é mais “Leyland” do que “DAF”. A DAF com a sua recente renovação de gama (XF, XG e XD) passou para um patamar mais premium. Com esses novos modelos, a DAF afastou-se de um conceito mais económico, passando a disponibilizar cabines com características premium, bem como motorizações que a tornaram uma referência em termos de consumos. A qualidade de construção dos camiões deu um salto qualitativo, mantendo a simplicidade de funcionamento dos camiões sem recorrer a demasiada tecnologia de assistência à condução.

Simplicidade

O XB acabou por não ser contemplado por essa mudança de paradigma da marca, mantendo as características do antecessor LF: um camião económico e versátil para a distribuição urbana. A cabine é assim a mesma, com a diferença de ter um ecrã, que funciona como espelho retrovisor central, onde é possível visualizar o que se passa atrás da caixa de carga do camião, mesmo em andamento.

Face ao LF, o novo DAF XB traz uma diversidade de motorizações mais concentradas nos segmentos de maior volume, ou seja, dos 170 aos 310 cavalos, e motorizações de 4,5 litros (PX-5) e de 7 litros (PX-7).

O turbo VTG desses motores foi substituído por um turbo waste gate (válvula de descarga), sendo que foram eliminadas as válvulas EGR e o seu circuito de refrigeração. Segundo a DAF, com isto conseguem uma melhoria de consumos na ordem dos 3%, em combinação com um novo sistema de pós-tratamento de gases de escape. Por outro lado, foi eliminado o “travão de escape”, pelo que os motoristas apenas poderão travar o camião com o pedal (travão convencional).

Ainda sobre o conjunto propulsor, destaque para a nova caixa de velocidades da ZF Powerline automática de 8 velocidades, com conversor de binário. Esta é disponibilizada em três níveis de binário: 800Nm, 1000Nm e 1200Nm consoante a tipologia de aplicação que terá o camião. O novo XB assimila a facilidade de carroçamento do resto da gama de camiões rígidos da DAF, através do sistema plug&play no que diz respeito à parte elétrica e eletrónica.

Outra evolução, está no modelo XBC, com características de fora de estrada, sendo indicado para utilização em estaleiros ou para trabalhos camarários que exijam uma maior robustez do veículo, associado a capacidades de fora de estrada. O XBC é comercializado numa única potência (290cv), sendo equipado exclusivamente com o motor de 7 litros, para um peso total do veículo até às 18 toneladas.

Programa ready to go

A DAF Ibérica apresentou o seu programa ready to go, que consiste na comercialização de camiões transformados, com base em carroçadores ibéricos certificados pela DAF. Os clientes poderão assim, adquirir camiões pré-configurados, para uma grande variedade de aplicações, conforme a marca expôs no recinto do circuito de Jarama. O objetivo é ter camiões para entrega imediata, facilitando as operações das empresas que precisem de modelos carroçados para as suas frotas.

Este programa está a ser criado em conjunto com carroçadores de referência (ver foto). Estivemos à conversa com algumas empresas de transporte no evento, e a opinião foi quase unânime de que este programa tem tudo para dar certo. Por um lado, diminui os tempos de entrega dos camiões carroçados, e por outro, cria modelos mais standard, ajudando as empresas a terem modelos mais versáteis.

Em termos de presenças, cerca de duas dezenas de transportadores portugueses participaram no evento, através do concessionário ACRV, bem como o staff completo da DAF em Portugal e Espanha. Por fim, referir as ausências notadas de Javier Sanchez Ardavin, Managing Director da DAF Ibérica, e da GSVI, concessionário DAF em Portugal.

Recommended For You

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

23 de Outubro, 2025
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

O fundo de pensões holandês ABP, o maior da Holanda, anunciou recentemente a venda da totalidade da sua participação na Caterpillar, por razões éticas. O ABP, que administra...

Read moreDetails

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

21 de Outubro, 2025
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida...

Read moreDetails

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

20 de Outubro, 2025
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre deste ano, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

16 de Outubro, 2025
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

A DAF realizou a sua apresentação mundial da nova gama de camiões 100% elétricos na sua sede em Eindhoven (Holanda), evento onde a Automotive teve a oportunidade conduzir...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails
Next Post
Valorpneu – novo centro de recolha em Alenquer

Valorpneu – novo centro de recolha em Alenquer

Travocar com Castrol na Expoflorestal

Travocar com Castrol na Expoflorestal

Jumaq – equipamentos de elevação Manitou

Jumaq – equipamentos de elevação Manitou

Edição Mensal

Notícias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

15 horas ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

2 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

3 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

4 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

7 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal