A Scania apresentou a sua mais recente alteração das caixas de velocidades da série G para o Scania Opticruise. Denominada G38, foi especialmente desenvolvida para trabalhar em conjunto com o V8 mais potente da Scania, o modelo topo de gama de 16 litros, com 770 CV. A G38 é a última versão das caixas de velocidades da série G que foi introduzida pela primeira vez em 2019 (com o G33). Foi feita à medida para lidar com o elevado binário do V8 de 770 CV da Scania.
As caixas de velocidades da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves do que as caixas de velocidades que estão a substituir, principalmente devido às caixas totalmente em alumínio e às dimensões gerais mais reduzidas.
Outra conquista fundamental foi a redução do ruído, um pré-requisito para conformidade com os regulamentos futuros . As mudanças de velocidades destas caixas manuais automatizadas são efetuadas por atuadores pneumáticos. Ao utilizar travões de veio, os engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é utilizado para engrenagens mais amplas.