A Michelin apoia a nova normativa europeia R117-04, relativa às prestações dos pneus novos para automóveis uma vez desgastados. Esta normativa, que entrou em vigor no neste mês de julho de 2024, visa garantir uma maior segurança nas estradas, bem como responder aos desafios de preservação do planeta, e do poder de compra dos automobilistas europeus.
Para o Grupo Michelin, é essencial informar os consumidores da importância das prestações dos seus pneus usados. Esta transparência é tanto mais essencial quanto algumas das prestações dos pneus se deterioram com o tempo, sobretudo em termos de segurança. A nova disposição europeia inclui um teste regulamentar para melhorar a segurança rodoviária, enquanto incentiva os automobilistas a confiarem nas prestações dos pneus até que estes alcancem o mínimo legal de 1,6 mm de profundidade do piso.
Proteger o planeta e o poder de compra dos automobilistas
Segundo um estudo da Michelin, 50% dos pneus são desmontados antes de ter sido alcançada uma profundidade residual de 3 mm do desenho da banda de rolamento.
A aplicação desta normativa poderá repercutir-se na procura de pneus novos na Europa, que poderá ser reduzida em 128 milhões de unidades anuais, o que representaria uma redução das emissões de CO2 de 6,6 milhões de toneladas. Em todo o mundo, a cada ano, são prematuramente desmontados 400 milhões de pneus, pelo que poderia poupar-se 35 milhões de toneladas de CO2, o que equivaleria às emissões de CO2 de uma cidade como Nova Iorque durante seis meses.
Manter os pneus durante mais tempo também contribuirá para preservar o poder de compra dos consumidores. Os automobilistas europeus poderiam poupar quase 7000 milhões de euros por ano.