A Revista Automotive esteve presente no evento internacional onde a Toyota apresentou a gama mais completa de veículos comerciais ligeiros (VCL). Sob a marca Toyota Professional, o mais recente aumento da gama VCL é a Toyota PROACE MAX, nas motorizações a combustão e 100% elétrica.
Sendo o primeiro furgão de grandes dimensões da Toyota, o PROACE MAX junta-se aos renovados PROACE, PROACE CITY e Hilux para completar o abrangente portfólio Toyota Professional nos veículos comerciais ligeiros.
Características do PROACE MAX
Equipado de origem com pneus NEXEN Roadian CTX, o PROACE MAX é comercializado no formato VAN, com seis tamanhos diferentes à escolha, com base em duas opções de distância entre eixos (3450 mm e 4035 mm), três comprimentos exteriores L (5413 mm, 5998 mm e 6363 mm) e três alturas exteriores H (2253 mm, 2524 mm e 2764 mm). Estas combinações proporcionam um volume de área de carga de 10 m3 a 17 m3, com espaço suficiente para transportar até cinco Euro paletes.
Com a motorização diesel, a carga útil máxima é de 1500 kg e a capacidade de reboque de 2500 kg, dependendo da combinação do comprimento e da altura do veículo. A PROACE MAX elétrica tem uma carga útil até 1.500 kg e capacidade de reboque de 2.400 kg.
A motorização elétrica produz 200 kW (270 cv) de potência e 410 Nm de binário, tendo uma autonomia de até 420 km. A bateria de iões de lítio de 110 kWh de capacidade pode ser recarregada até 80% em apenas 55 minutos quando se utiliza um sistema de carregamento rápido de 150 kW O veículo tem um carregador de 11 kW AC a bordo para apoiar o carregamento em empresas e residências durante a noite ou quando estacionado por períodos mais longos; um carregador de 22 kW AC está previsto ser introduzido em 2025.
Estão também disponíveis duas motorizações a gasóleo, com o motor de 2,2 litros, apenas com caixa de velocidades manual, nas versões de 140 cv (350Nm de binário) ou 180 cv (380 Nm). Os furgões grandes representam cerca de 28% do mercado de VCL em Portugal, sendo que o início das vendas da PROACE MAX no nosso país está agendado para Novembro deste ano.
Furgões médios e compactos renovados
Foram introduzidas uma série de melhorias tecnológicas para o furgão médio PROACE e o modelo compacto, PROACE CITY, reforçando a sua competitividade no segmento frotista.
As gamas PROACE e PROACE CITY aumentaram as funcionalidades de segurança e assistência ao condutor, em comparação com as gerações anteriores. As funções que anteriormente eram opcionais são agora, na sua maioria, fornecidas de série, incluindo os sistemas de pré-colisão, de assistência à manutenção na faixa de rodagem, de máximos automáticos e reconhecimento de sinais de trânsito.