Frederico Mendes, Rental Business Director no Entreposto Máquinas, apresentou ao mercado em abril deste ano, através da Revista Automotive, a nova área de negócio aluguer de equipamentos.
Agora, com um negócio já consolidado e contando com uma marca própria, a eRENT, Frederico Mendes foi um dos oradores da Conferência Automotive onde explicou os desenvolvimentos da área de aluguer do Entreposto Máquinas. “Em termos Europeus, o mercado de aluguer cresceu entre 60 a 80% entre 2013 e 2023 (acumulado); num volume de negócios de cerca de 30 mil milhões de euros registado em 2023, sendo que o volume expectável para 2029 seja de 40 mil milhões de euros.
Em Portugal, o ano de 2023 registou um crescimento de 6% no segmento de aluguer de equipamentos, sendo que o crescimento expectável de 2024 a 2026 deverá ser superior a 5%. Enquanto vantagens financeiras o aluguer permite libertar capital para outros investimentos; garantir controlo de custos; melhorar o rácio de endividamento; e minimizar tamanho e custo fixo da frota.
Quanto às vantagens operacionais, o aluguer permite evitar tarefas com a gestão dos equipamentos; garantir máxima disponibilidade, segurança, eficiência e produtividade; assegurar disponibilidade para picos de trabalho; e criar oportunidades de negócio”.
Em forma de conclusão, Frederico Mendes afirmou que “o crescimento da eRENT tem sido possível através da fiabilidade e versatilidade da gama de máquinas CASE Construction, bem como da rede de assistência implementada pelo Entreposto Máquinas em Portugal”.