David Pereira, Innovation & Services Director na DPD Portugal, orador na Conferência Automotive, demonstrou com vivacidade e transparência as dificuldades e os desafios no caminho da sustentabilidade da frota na DPD Portugal.
“A DPD, empresa do Grupo Geopost, quer tornar-se a referência internacional nas entregas sustentáveis e ser líder nas soluções para a aceleração do comércio eletrónico. Para tal, elaborou uma estratégia de neutralidade carbónica que passa por dois pilares: o primeiro é reforçar as ações para reduzir as emissões de GEE em pelo menos 90% até 2040; e o segundo é um programa de compensação de carbono, baseado em projetos de captura de carbono de alta qualidade (como a reflorestação e a florestação) para atingir o Net Zero em 2040.
Em Portugal, as ações têm sido várias, e especificamente na frota tiveram um impulso grande em 2021 com 55 viaturas elétricas e a instalação de 55 carregadores. Hoje contam com 287 viaturas elétricas e 275 carregadores instalados em 13 estações. O plano da DPD Portugal é adquirir mais de 90 viaturas elétricas por ano, para superar as 900 viaturas elétricas em 2025”, revelou.
Contudo, a eletrificação tem os seus desafios e David Pereira ressaltou alguns, como sendo os custos operacionais, ou seja,” o preço das viaturas, o seu impacto no TCO (custo total de operação) e a estratégia de carregamentos dentro das instalações (e as suas limitações), bem como a restrita oferta no mercado, de furgões com autonomias reais acima dos 250kms”.