Um sólido crescimento em 2024; os 75 anos na produção de camiões e os primeiros modelos 100% elétricos entregues, foram alguns dos temas em destaque na convenção recentemente realizada em Vilamoura (Algarve), região onde a marca reuniu os seus concessionários europeus, sendo que o nosso país esteve representado pelas direções da GSVI e ACRV, concessionários oficiais da DAF Trucks em Portugal.
Na imagem da Automotive, António Rasero Córdoba (Sales Manager DAF Trucks Iberia), com Agostinho da Ponte, diretor da região centro da GSVI. À direita, Carla Garcia (diretora administrativa e financeira da ACRV) com Marisa Simões, gerente da ACRV.
Com o aumento da sua quota de mercado para 15,8% no último trimestre do ano (2023: 15,6%) e a entrega da primeira série de novos camiões elétricos DAF aos clientes, a marca prevê continuar a expandir o seu sucesso em 2025. O ano passado foi também marcado pela introdução de um conjunto de inovações para os modelos da nova geração DAF e pela celebração de 75 anos de produção de camiões.

Evoluções
No salão IAA Transportation de 2024, em Hannover, a DAF apresentou várias melhorias nos seus veículos XD, XF, XG e XG+, várias vezes premiados. As transmissões atualizadas dos PACCAR MX-11 e MX-13, juntamente com as melhorias aerodinâmicas, aumentaram a eficiência de combustível dos camiões em mais 3%, estabelecendo novos padrões na indústria. Além disso, a PACCAR Connect, uma nova e abrangente plataforma de gestão de frotas online, foi introduzida para monitorizar o desempenho da frota 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Transição energética
Um passo importante na transição energética da marca foi a entrega dos primeiros veículos DAF XD e XF Electric com zero emissões, com autonomias de condução de até 500 quilómetros com uma única carga. A PACCAR Power Solutions foi introduzida para apoiar os operadores de transporte na sua transição energética. Este novo departamento fornece à DAF e a outros clientes uma gama abrangente de produtos e serviços personalizados, incluindo carregadores e sistemas completos de armazenamento de baterias PACCAR.

Quota de mercado
Em toda a Europa, a DAF alcançou uma quota de mercado de 14,4% no segmento de mais de 16 toneladas, o que totalizou 316 mil unidades no ano passado. A DAF é líder de mercado no Reino Unido (27,1%) e nos Países Baixos (28,9%), sendo também a maior marca de importação no segmento de tratores pesados nos dois maiores mercados de camiões da Europa: Alemanha e França.
Já no segmento de utilização média (dimensão de mercado de 50 900 unidades em 2024), a quota de mercado da DAF foi de 9,5%, com liderança de mercado no Reino Unido e nos Países Baixos. No mercado português, matriculou 604 unidades ao longo de 2024, o que representa um aumento de 29,1% em relação a 2023, alcançando uma quota de mercado de 9,6%. A DAF também experimentou um forte aumento, de 16,1% em matrículas de veículos pesados rígidos (>16 Tn), atingindo a cifra de 65 unidades matriculadas em 2024.

Vendas fora da Europa
A DAF Brasil produziu um recorde de 10 700 camiões em 2024 e atingiu uma quota de mercado recorde de 9,9% no segmento de mais de 16 toneladas. A DAF vendeu mais de 4800 camiões fora da União Europeia e do Brasil, duplicando as vendas na Jordânia e nos EAU. Foi estabelecido um novo recorde de entregas na Turquia e registou-se um crescimento significativo da quota de mercado na Nova Zelândia.
Por sua vez, a DAF Components vendeu mais de 3000 motores PACCAR aos principais fabricantes de autocarros e veículos especializados em todo o mundo. Os novos motores PACCAR MX-11 e MX-13 para autocarros definem novos padrões no domínio da eficiência de combustível e, graças aos binários elevados a baixas rotações, de conforto dos passageiros.

Logística e pós-venda
A PACCAR Parts abriu um novo centro de distribuição de peças em Massbach, na Alemanha, para melhorar ainda mais o serviço de apoio ao cliente. A PACCAR Parts celebrou 30 anos do programa de peças pós-venda de todas as marcas da TRP, que consiste em mais de 87 000 peças para camiões, autocarros e reboques e é apoiada pela rede mundial de concessionários DAF. Mais de 1300 frotas de transporte beneficiam do programa europeu PACCAR Parts Fleet Services, que disponibiliza preços fixos de peças e faturação única em toda a Europa.
No ano passado, a DAF Trucks atingiu o marco de 275 mil contratos de serviço de reparação e manutenção DAF MultiSupport. A rede global de concessionários da DAF abriu 31 novas localizações em toda a Europa, América do Sul, África e Oceânia, expandindo a rede mundial para cerca de 1150 localizações.
Previsão para 2025
Também presente na convenção do Algarve, Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, declarou que “neste ano de 2025, os registos da indústria europeia de camiões no mercado dos veículos com mais de 16 toneladas, se situará na ordem dos 270 000 – 300 000 camiões. Naturalmente, estamos bem posicionados para expandir o nosso sucesso com os nossos camiões líderes na indústria, os serviços de primeira classe e o aumento de produção planeado da nossa excelente gama de camiões elétricos.”