Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 14, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Scania Ibérica – record de vendas e metas de descarbonização ajustadas

11 de Fevereiro, 2025
in Pesados e Máquinas
Scania Ibérica – record de vendas e metas de descarbonização ajustadas

A Scania Ibérica realizou uma conferência de imprensa em Portugal para apresentar os seus resultados a nível ibérico, contando com a presença de Daniel Norte, diretor de serviços de pós-venda; Sebastian Figueroa, ex-diretor geral; Roberto San Felipe, diretor comercial segmento camiões; João Crema, diretor regional; Israel Martinez, responsável de comunicação; e Ruth Gonzalez, diretora de comunicação e marca; todos da Scania Ibérica (foto).

Segundo Sebastian Figueroa, “2024 foi um ano record onde vendemos cerca de 4400 camiões novos na península ibérica. Nos autocarros foi um bom ano, onde vendemos 420 autocarros em Espanha e 80 em Portugal. No segmento dos motores, vendemos 400 motores Scania novos, e nos camiões usados chegamos às 1300 unidades vendidas.

Bom momento dos camiões

O mercado ibérico de camiões cresceu mais de 10% total e acreditamos que esse bom momento se mantenha em 2025, onde temos o nosso plano de negócios pensado para esse nível de crescimento onde prevemos manter a quota de 14% no mercado ibérico.

A Scania irá inaugurar uma fábrica na China, onde irá produzir cerca de 30.000 camiões por ano. É uma fábrica totalmente dedicada ao mercado chinês, e que vai permitir “aliviar” a produção das nossas atuais fábricas na Suécia, Holanda, França e Brasil, que até ao momento estavam também a produzir para o mercado chinês.

Metas de descarbonização ajustadas

Enquanto empresa, temos o objetivo de diminuir em 50% as emissões de CO2 das nossas operações em 2025, quando comparado com 2015. Felizmente, no ano de 2024 já atingimos os 44% de redução através de: fábricas totalmente sustentáveis com energia limpas e águas tratadas, bem como através de reduções de consumo dos nossos camiões em 12% (geração de motores SUPER).

Só não cumprimos esse objetivo antes do tempo porque esperávamos uma maior aceitação do mercado na compra de camiões elétricos, algo que não aconteceu. No entanto, não é algo específico da Scania, porque as outras marcas também não atingiram os objetivos de vendas de camiões elétricos em 2024.

Assim, e porque prevemos que a eletrificação nos camiões será agora uma realidade mais demorada por parte dos transportadores, iremos atingir os nossos objetivos de redução de CO2 através de várias outras medidas: uma maior mistura de biocombustíveis a ser utilizada nos motores diesel dos nossos clientes; melhorias nos consumos dos nossos motores a combustão; um foco ainda maior na formação dos motoristas para uma condução ecológica; e a otimização de características técnicas dos nossos camiões (aerodinâmica, peso e tipologia de pneus).

Naturalmente que iremos continuar a desenvolver camiões elétricos mais eficazes e adaptados às necessidades dos clientes. O que queremos não é impor nenhuma tecnologia aos clientes. Pretendemos que os transportadores testem todos os nossos camiões, com diferentes motorizações (gás, diesel, elétrico) e depois tomem as suas decisões baseadas no que é a sua operação. Acompanharemos nessa tomada de decisão, mas apenas no sentido de encontrar o melhor produto para o cliente, com base no nosso conhecimento de mercado e, principalmente, no conhecimento dos nossos camiões e soluções complementares”.

Depois de quase 7 anos na liderança da Scania Ibérica, Sebastian Figueroa irá agora gerir os destinos da Scania na Argentina, tendo aproveitado a ocasião para agradecer de viva-voz a todos os clientes e parceiros de Portugal que o acompanharam nesta jornada de sucesso. O novo diretor geral ibérico, Martin Sörensson, conta com uma larga experiência da região ibérica (mais de 13 anos) tendo ocupado o cargo de diretor financeiro até 2020.

Pós-venda fortalecido

Daniel Norte, diretor de serviços de pós-venda para Espanha e Portugal, referiu na conferência que “crescemos no pós-venda de forma consistente nos últimos anos, independentemente das flutuações do parque circulante, que foi afetado por atrasos nas entregas e falta de componentes. Isto significa que os clientes têm cada vez mais confiado os seus camiões aos serviços da Scania Ibérica.

Estamos muito próximos dos 80% em termos de contratos de manutenção. Isto é fruto de um trabalho de, continuamente, adequarmos os serviços às características dos clientes. É também um reflexo de que os clientes se sentem satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pelos nossos profissionais.

Na região ibérica, todos os pontos de assistência têm o mesmo sistema operativo e acesso à informação. Isto significa que um camião português pode ser assistido em qualquer ponto de Espanha, onde a oficina tem acesso ao histórico do camião, podendo assim prestar um serviço mais ajustado ao perfil do cliente e com um conhecimento mais completo do camião.

Realizamos um investimento muito grande em infraestruturas nos pontos de serviço da Scania, sejam eles próprios ou independentes. A nível ibérico contamos com 65 pontos de assistência, e a imagem que se transmite ao cliente é fundamental, desde que chega à receção até quando vai levantar o camião. Produto premium merece um serviço premium” resumiu Daniel Norte.

Recommended For You

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

9 de Outubro, 2025
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

A equipa Vialonga, representante de Portugal na competição europeia do Scania Top Team 2025, concluiu a sua participação na final realizada em Trento com uma atuação destacada que reflete o...

Read moreDetails

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

8 de Outubro, 2025
Tatra

A centenária marca checa Tatra, representada em Portugal pela empresa Beiracar com sede em Viseu, dá mais um passo na sua expansão no mercado europeu, ao conseguir flexibilizar...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

3 de Outubro, 2025
Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

A Vipal Borrachas, um dos maiores fabricantes mundiais de borracha para renovação de pneus, reafirma a sua posição de empresa inovadora no setor e apresenta ao mercado a...

Read moreDetails

ZF com muitas novidades para autocarros na Busworld

3 de Outubro, 2025
zf

Começa hoje o salão Busworld, onde a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar os autocarros urbanos e rodoviários ambientalmente mais limpos, seguros e económicos....

Read moreDetails

Cojali na Busworld com soluções de diagnóstico

2 de Outubro, 2025
cojali

A Cojali S. L. estará presente na Busworld 2025, salão internacional de referência para o setor do transporte rodoviário de passageiros, que terá lugar de 4 a 9...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

1 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

A Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa realizou a sua 44ª edição na cidade de Penafiel, onde durante 10 dias reuniu centenas de expositores, empresas e...

Read moreDetails
Next Post
Nova imagem, o mesmo compromisso

Nova imagem, o mesmo compromisso

MOL amplia gama de lubrificantes para marcas japonesas

MOL amplia gama de lubrificantes para marcas japonesas

Hankook desenvolve mais pneus para a Volkswagen

Hankook desenvolve mais pneus para a Volkswagen

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

9 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 dia ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

5 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

5 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

6 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

6 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

1 semana ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal