Conversamos com Björn Reckhorn (foto), diretor geral da MTTE, que explicou à Revista Automotive as vantagens desta nova série de equipamentos. Além do tamanho compacto, a série TEK oferece maior capacidade de refrigeração/aquecimento, expandindo a gama de aplicação da série TE20/30 para incluir camiões pequenos e de médio porte.
A Mitsubishi Heavy Industries Thermal Systems, Ltd. (MHI Thermal Systems), parte do Grupo Mitsubishi Heavy Industries (MHI), pretende alargar a sua presença comercial na Europa nas soluções de controle de temperatura para o transporte.
Exemplo dessa estratégia de expansão é a nova série TEK, que consiste numa gama de unidades de refrigeração compactas elétricas para transporte em camiões pequenos e de médio porte. A comercialização destes equipamentos é feita pela Mitsubishi Heavy Industries Thermal Transport Europe GmbH (MTTE), a filiar europeia da empresa, que tem sede em Osnabruck, Alemanha.

O sistema apresenta uma tecnologia que combina uma fonte de energia plug-in, uma bateria de reserva e um alternador dedicado ao motor de frio/calor. O sistema alterna automaticamente entre o carregamento plug-in, a energia do alternador e a bateria, dependendo do estado de operação do veículo (marcha lenta, em movimento, estacionado, etc.).
Adicionalmente, ao alternar automaticamente entre três modos (poupança de energia, alta eficiência, capacidade total), com base no nível de carga restante da bateria do motor de frio e na temperatura do compartimento de carga, a temperatura do compartimento é mantida e o consumo de energia é reduzido entre 14% e 54% em comparação com unidades convencionais. Isto contribui diminuir as emissões de CO2 e melhorar a eficiência energética.
Além disso, a manutenção foi simplificada graças à utilização de componentes de baixa tensão fáceis de manusear, como dispositivos de 24V de uso geral para veículos convencionais.
Um novo tipo de ventoinha nos evaporadores melhora o volume de fluxo de ar e a capacidade de refrigeração, enquanto a otimização da saída de ar permite atingir rapidamente a temperatura desejada no compartimento de carga (e mantê-la). Os evaporadores, disponíveis em três tamanhos diferentes, podem ser instalados em compartimentos separados, possibilitando a definição de diferentes temperaturas conforme o volume e o tipo de carga.

Versatilidade de utilizações
Björn Reckhorn comenta que desde a pandemia, a procura por transporte a temperatura controlada por camiões pequenos e médios na Europa tem aumentado. As marcas tradicionais de motores de frio não têm objetivamente desenvolvido verdadeiras soluções para os seus clientes, aproveitando-se de alguma inércia do mercado. A MTTE pretende ser uma alternativa tecnológica às marcas tradicionais do setor dos transportes, onde esta nova série TEK responde à necessidade do mercado europeu por frigoríficos compactos, com versatilidade, e permitindo a instalação em veículos com espaço limitado para motores de frio.
No âmbito dos transportes rodoviários, a MHI Thermal Systems continuará a focar-se no desenvolvimento de tecnologias e produtos que contribuam para a redução de emissões de CO2 e economia de energia, aproveitando os avanços no controlo de inversores de motores de frio elétricos, sistemas de bomba de calor, sistemas múltiplos, entre outros.
Através dessas inovações, a empresa pretende conquistar mais clientes na indústria logística, ao melhorar a eficiência no transporte e o desempenho ambiental, promovendo transportes seguros e eficientes.
