A Lecitrailer manteve em 2024 a sua posição cimeira mercado espanhol de reboques e semirreboques, enquanto reforça a sua presença em Portugal, onde já é a segunda marca mais vendida.
De acordo com os dados de mercado fornecidos pela Asfares, a Associação Espanhola de Fabricantes de Reboques, Semirreboques, Cisternas e Veículos Análogos, a Lecitrailer encerrou o ano de 2024 com uma quota de mercado de 24,80%, registando 3.722 veículos matriculados, o que representa um aumento de 3,76% face ao ano anterior.
Analisando as diferentes gamas de produtos, a Lecitrailer destacou-se com quotas significativas em várias áreas: 31,82% em lonas, 21,77% em frigoríficos, 48,54% em isotérmicos, 27,09% em porta-contentores e 59,22% em dollys. Este último número (dollys) demonstra o aumento da procura por conjuntos duotrailer em Espanha.
A nível internacional, a Lecitrailer consolidou-se como um dos principais intervenientes europeus. Mais de metade da sua produção destina-se à exportação, alcançando uma forte dinâmica nos mercados onde está presente. Por exemplo, em França, a Lecitrailer terminou 2024 como a terceira marca no mercado, com uma quota de 9,12%, e foi a segunda marca em Portugal, com uma quota de 16%. É importante destacar que, nestes dois países, a Lecitrailer dispõe de bases próprias de serviço pós-venda em Lyon e Mangualde, respetivamente.
Outros mercados também refletem o crescimento da Lecitrailer, com resultados positivos em Itália, Marrocos, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca e Noruega, consolidando a sua projeção internacional.
O ano de 2024, ficou marcado pelo investimento de 8,8 milhões de euros para a instalação de um novo robot de soldadura e de uma nova estação de corte por laser de fibra. Para a produção de painéis isotérmicos, aumentaram-se as mesas de vácuo para ganhar capacidade produtiva, e foi incorporada uma máquina de corte tridimensional.
Com um legado de 27 anos à frente do mercado espanhol de reboques e semirreboques, a Lecitrailer inicia 2025 com uma ambição renovada, impulsionada pela inovação, qualidade e proximidade ao cliente. Estes valores, juntamente com a visão estratégica e a reinvestimento dos lucros da empresa, anteveem um ano de 2025 com crescimento nos vários segmentos onde está presente.
