O Grupo UFI apresentou, pela primeira vez na Europa, as suas inovações tecnológicas no campo do hidrogénio. Desde 2017, a empresa desenvolve dispositivos relacionados com a filtragem para o uso de hidrogénio em células de combustível. Esta pesquisa resultou, em 2023, na criação da NewCo UFI Hydrogen, uma empresa italiana do Grupo UFI focada na cadeia de valor do hidrogénio.
Soluções de hidrogénio
A UFI Hydrogen concentra-se na investigação, desenvolvimento e industrialização de membranas revestidas com catalisadores (MEA – Membrane Electrode Assemblies), fundamentais para eletrólise de membranas de troca de protões (PEM – Proton Exchange Membrane). Estas membranas são utilizadas na produção de hidrogénio verde e na sua conversão em eletricidade através de células de combustível, essenciais para mobilidade sem emissões locais.
Segundo a UFI, ela é a única empresa italiana a integrar o programa IPCEI Hy2Move, apoiado pela Comissão Europeia com 1,4 mil milhões de euros para promover a mobilidade baseada em hidrogénio.

Aplicações tecnológicas diversificadas
As membranas catalisadas da UFI Hydrogen têm aplicações em eletrólise de água, conversão de CO2 em e-fuel, compressores eletroquímicos para armazenamento de hidrogénio e em motores de combustão interna movidos a hidrogénio. O Grupo UFI também desenvolve sistemas de filtragem de ar e óleo, permutadores de calor e válvulas termostáticas para veículos movidos a hidrogénio.
Para células de combustível, a UFI desenvolve componentes como o desionizador de líquido de arrefecimento e o filtro de ar de cátodo Super Absorber, que filtra partículas sólidas e gases contaminantes, garantindo a eficiência das células de combustível. Esta tecnologia já equipa o Changan Deep Blue SL03, o primeiro carro com célula de combustível a hidrogénio fabricado na China em 2023, com uma autonomia média de 730 km.
Além destas novas tecnologias, a UFI Filters pretende lançar em 2025 mais soluções inovadoras de filtração, desenvolvidas ao longo de mais de 50 anos e disponibilizadas no mercado pós-venda através das marcas UFI Filters e SOFIMA Filter.
A ambição da empresa para 2025 é de organizar mais formações conectadas aos laboratórios da UFI em Nogarole Rocca (VR) e aos Centros de Inovação. O objetivo é que os formandos possam assistir, em direto, a testes de filtros de ar e sistemas de gestão térmica, interagir com técnicos e engenheiros e colocar questões, tornando a experiência mais envolvente e enriquecedora.
