A Travocar, distribuidora dos lubrificantes, baterias e filtros Castrol em Portugal, marcou presença no salão Motor Clássico na Cordoaria Nacional em Lisboa.
Com um stand dedicado aos lubrificantes clássicos da Castrol, a Travocar apresentou uma gama ampla de produtos indicados para a lubrificação do motor, caixa de velocidades, entre outros componentes dos carros antigos, vintage, pré-clássicos, clássicos e veteranos.
Desde os óleos de motor monograduados XL30 para os carros do ano 1900, passando pelos XL 20W50 para os carros da década de 60, até aos mais “recentes” dos anos 90’s, a Castrol tem um leque de lubrificantes clássicos, adequados para as diferentes tipologias de motores, marcas e utilizações.



Formulações clássicas
Telmo Simões, diretor de operações da Travocar, (na foto, com a equipa comercial da empresa), explicou à Revista Automotive que “a linha clássica da Castrol é formulada para ser quimicamente mais próxima dos óleos utilizados à época. Se utilizamos um óleo com uma formulação atual, num carro antigo, mesmo que a viscosidade corresponda, esse óleo tem aditivos muito agressivos para os motores antigos, que foram construídos com materiais e vedantes com propriedades diferentes dos atuais motores.
Os óleos da linha clássica, além de serem totalmente minerais, têm, por exemplo, menos aditivos de limpeza do motor e mais aditivos de proteção deste. Por norma, um carro mais antigo fica muito tempo parado. Os lubrificantes clássicos da Castrol têm isso em conta, para que o motor e outros componentes se mantenham protegidos durante mais tempo, mesmo em tempos de inatividade prolongados” resumiu Telmo Simões.
A linha clássica da Castrol é produzida pela própria Castrol, e acondicionada em embalagens que são uma verdadeira relíquia a ser mantida. Além da linha completa de lubrificantes clássicos, a Travocar também comercializa a gama de aditivos clássicos da Castrol, por exemplo, para proteção de válvulas, aditivação de chumbo, entre outros.
