Travocar – investimento em formação e consultoria
Telmo Simões, diretor de operações da Travocar, explicou na Conferência Automotive o âmbito da Travocar, uma empresa de distribuição de lubrificantes que existe há mais de 43 anos, com sede e operações logísticas em Águeda, sendo uma referência nacional na sua área de negócio.
“Mais do que distribuidores, somos embaixadores da marca Castrol. Além da comercialização dos lubrificantes (industrial e automóvel), temos a área de consultoria e mais recentemente investimos num laboratório para análise de lubrificantes vocacionada para área da indústria.
O mercado de lubrificantes automóvel está a mudar, e a Travocar está preparada para dar suporte aos clientes oficinais nessa mudança. De forma resumida, no âmbito do produto, as viscosidades dos óleos estão cada vez menores (e com mais aditivos) com valores a rondarem os 0W20, sendo que quando iniciámos as nossas atividades, este índice estava nos 20W50.
Face à evolução dos lubrificantes, as oficinas têm de se adaptar à nova realidade das especificações destes produtos, pois se antes um tambor do óleo 10W40 dava para quase todos os modelos automóveis, agora quase todos os modelos têm o seu lubrificante recomendado. Isto é um desafio muito grande em termos de gestão de stock e logística, e chegamos ao ponto de mesmo existindo uma partilha de motores e plataformas num mesmo grupo automóvel, as especificações dos lubrificantes podem ser diferentes para cada modelo.
Daí que a formação e consultoria que a Travocar realiza é fundamental para que as oficinas sejam mais eficientes, fornecendo um serviço melhor aos seus clientes. Estamos também a dinamizar mais a área dos lubrificantes para as caixas de velocidade, onde comercializamos equipamentos mais sofisticados para as oficinas proporcionarem um serviço de excelência, de acordo com os mais elevados standards de qualidade da marca Castrol” referiu Telmo Simões.