A CASE Construction Equipment expandiu o seu portfólio de equipamentos elétricos para municípios, construção urbana e outros obras com o lançamento comercial da 580EV, a primeira retroescavadora elétrica da indústria.
Esta máquina representa um marco em termos de eletrificação, sendo a quarta máquina 100% elétrica da CASE e a primeira do segmento das retroescavadoras. A 580EV junta-se ao portfólio de máquinas totalmente eletrificadas da CASE, que consiste na 12EV, uma pá-carregadora compacta elétrica, e às miniescavadoras CX15EV e CX25EV.
Nova geração de máquinas elétricas
A nova geração de máquinas elétricas da CASE oferece soluções sem emissões e de baixo ruído para uma ampla variedade de exigências específicas nos locais de trabalho — desde obras noturnas até operações em centros urbanos ou outros ambientes restritos, onde o ruído e as emissões devem ser minimizados. Segundo a empresa, a gama elétrica da CASE mantém o desempenho e a potência das versões a diesel, proporcionando vantagens únicas, como custos de combustível reduzidos e menor necessidade de manutenção.
Um robusto aliado no trabalho — agora eletrificado
A nova retroescavadora elétrica CASE 580EV mantém as especificações dimensionais de carregamento e escavação, e oferece a mesma força que o modelo a diesel CASE 580SN de 97CV e tração às quatro rodas, um modelo muito popular na América do Norte.
A CASE 580EV está equipada com uma plataforma de bateria de iões de lítio de 400 volts e 71 quilowatt-hora, com autonomia para até oito horas de operação com uma única carga, dependendo da aplicação. O sistema de gestão térmica avançado melhora a regulação da temperatura, garantindo desempenho consistente em condições de calor ou frio.
O modelo 580EV inclui dois motores elétricos independentes para a transmissão PowerDrive e para as bombas hidráulicas que alimentam a pá carregadora, a retroescavadora e os sistemas de direção, minimizando o consumo energético e otimizando o desempenho. A retroescavadora também inclui tecnologias como ProControl para amortecimento de oscilação, PowerLift/PowerBoost e controlos eletro-hidráulicos que melhoram a precisão e a facilidade de operação.
Dentro da cabine, o design focado no operador inclui aquecimento e ar condicionado eficientes, um ecrã tátil de 8 polegadas, definições personalizáveis de modo de trabalho/sensibilidade, arranque por botão e códigos de segurança. Luzes strob nas quatro extremidades garantem segurança no trabalho, com padrões ajustáveis e uma funcionalidade “sempre ativa” para condições de baixa luminosidade.
Mercado com alterações significativas
A CASE 580EV foi apresentada para o mercado Norte Americano, mas fontes da empresa indicaram a possibilidade do modelo ser lançado em 2025 também na Europa. Apesar dos números cada vez menores de retroescavadoras vendidas na Europa, em mercados como Portugal, as retroescavadoras continuam a ser um pilar essencial nos setores da construção e agricultura.
As retroescavadoras oferecem uma versatilidade incomparável para tarefas de escavação, movimentação de terras e materiais, com um custo de operação bastante económico. Outra das vantagens destes equipamentos é a possibilidade de poderem circular de forma autónoma em estradas públicas, enquanto as pás-carregadoras e as escavadoras apresentam limitações nesse domínio.
O mercado europeu de retroescavadoras tem passado por mudanças dinâmicas, e regulamentações ambientais mais rigorosas podem ditar o acelerar da eletrificação nas máquinas de construção.