Em abril deste ano, por ocasião da sua participação na Conferência Automotive, Rui Andrade, marketing manager da Mercedes-Benz Vans Portugal (MBVP) deu a conhecer em primeira mão, os grandes lançamentos da marca para 2024, bem como os serviços, a digitalização e a diversidade dos furgões, em sintonia com o resultado do inquérito à utilização de veículos 100% elétricos nas frotas, apresentado pela Automotive na abertura daquela Conferência.
Agora, a MB Vans saiu à rua para realizar uma grande ação denominada Mercedes-Benz Electric Vans Driving Experience, com o objetivo de apresentar aos clientes profissionais, toda a sua gama de veículos 100% elétricos, com ênfase nas soluções de mobilidade elétrica, culminando com um teste dinâmico de diferentes modelos lançados em 2024, ou seja, os novos eCitan, eVito, eSprinter e EQV.
A Revista Automotive esteve presente na iniciativa para testar as evoluções desta gama. Na ocasião, Rui Andrade destacou que “o Mercedes-Benz Electric Vans Driving Experience proporcionou uma experiência imersiva a mais de duas centenas de clientes portugueses da nossa marca, em Lisboa e em Matosinhos, através de uma experiência prática e completa das soluções sustentáveis da marca.
Convidámos cerca de 230 clientes, em parceria com a nossa rede de concessionários, para explorarem as vantagens da eletrificação, aplicadas à realidade dos seus negócios, e vivenciarem as características únicas dos novos modelos 100% elétricos da Mercedes-Benz Vans, lançados este ano, que contam com mais autonomia e equipamentos de série, ajustados a todas as áreas de negócio”, salientou.
Exemplos de sucesso
Também em termos de vendas, os modelos 100% elétricos da MB Vans começam a ganhar volume. Segundo Rui Andrade, “estamos a registar uma boa procura pela nossa gama de furgões 100% elétricos, sobretudo nas grandes frotas como é o caso da DPD Portugal que tem uma frota com cerca de 80 modelos e-Sprinter a circular com zero emissões nas grandes cidades.
No entanto, sabemos que ainda há um grande caminho a percorrer junto às pequenas e médias empresas que, embora reconheçam o potencial dos furgões elétricos, denotam à partida algumas reservas quanto à autonomia, a estrutura pública de carregadores, a real capacidade de carga e, naturalmente, o preço e o custo de utilização destes furgões.
Por todos estes motivos, realizámos esta ação com toda a nossa gama de furgões 100 % elétricos, para demonstrar em que ponto estamos em termos de evolução tecnológica, dirimir dúvidas e minimizar os estigmas dos furgões elétricos, utilizando exemplos de frotas que já estão um passo à frente na sua eletrificação, como é o caso da DPD por exemplo, através de um teste dinâmico de todos os nossos modelos, e assim procurarmos esclarecer as dúvidas dos potenciais clientes”, destacou Rui Andrade.
Furgão do Ano
O modelo eCitan 100% elétrico, que venceu o Prémio Furgão do Ano 2024, na 7ª edição dos Prémios Fleet & Service da Revista Automotive, apresenta na sua nova versão algumas evoluções em termos de eficiência e tecnologia para as atividades profissionais, com MBUX e inúmeros sistemas de segurança e de assistência de série
De acordo com a MB Vans, o novo eCitan disponibiliza até 290 km de autonomia elétrica combinada WLTP1, proporcionando uma condução confortável e descontraída no dia a dia de trabalho. A versão eCitan Furgão é ideal para o transporte de mercadorias, enquanto a versão eCitan Tourer é concebida para o transporte de passageiros, com 5 ou 7 lugares, num veículo compacto, mas espaçoso, confortável e sofisticado. Embora seja um veículo 100% elétrico, a bateria de alta-tensão está posicionada sob o piso, preservando totalmente o espaço interior.
Todas as versões estão equipadas de série com o sofisticado sistema de multimédia MBUX, que pode ser operado de forma intuitiva através de um ecrã táctil de 9,5 polegadas, ou através do novo volante com painéis touch control. A integração com smartphones, também de série, possibilita a conexão sem fios com Apple CarPlay e Android Auto.
Também o carregamento é facilitado pelas várias possibilidades disponíveis: 11 kW ou 22 kW em corrente alternada (C.A.), ou 75 kW em corrente contínua (C.C.), permitindo carregar de 10% a 80% em apenas 38 minutos, com a opção de carga rápida.
Novo eVito – imagem premium
A Automotive testou em circuito citadino, o novo eVito, um modelo com longo historial enquanto furgão a combustão no nosso país, tendo sido sempre conotado como sendo um furgão premium. Agora em versão elétrica, esta sua boa imagem foi preservada pela marca que manteve todas as suas notáveis características dinâmicas, bem como a sua elevada habitabilidade, conforto, manobrabilidade e qualidade geral dos materiais e de construção, para além do tradicional conforto interior e uma boa capacidade de carga.
Assim, o novo eVito combina estilo moderno e funcionalidades. A nova grelha do radiador e para-choques dianteiros redesenhados conferem-lhe um visual mais sofisticado. No interior, o cockpit foi atualizado com um painel de instrumentos redesenhado, com o funcional sistema multimédia MBUX de série, operado através de um ecrã central de 10,25 polegadas de alta resolução e de funcionamento intuitivo.
Este ecrã inclui o “Menu Elétrico”, que permite aceder a funcionalidades específicas de veículos elétricos, como por exemplo, ativar a pré-climatização e ajustar as definições de carregamento. Contudo, é preciso alguma “paciência” para acedermos a determinadas funcionalidades neste ecrã tátil, sobretudo quando estamos em andamento em pisos irregulares.