Em setembro deste ano, a Ascendum Máquinas e a Biond deram início ao Workshop – Operação de Equipamentos Florestais direcionado a operadores de máquinas, como parte do projeto Advance Forest, que visa capacitar profissionais do setor para um futuro mais seguro e sustentável.
Este projeto, que junta as principais empresas do mercado florestal (Altri e The Navigator Company) sendo financiado pelo Fundo Ambiental, combina tecnologia digital e segurança com o objetivo de incentivar a aplicação de boas práticas na preservação e gestão cuidadosa dos recursos florestais.
Esta formação, com componente teórica e prática, teve como objetivo preparar operadores para o manuseio seguro e eficiente de diversos tipos de máquinas florestais, promovendo o uso de boas práticas e técnicas inovadoras.
A sessão de encerramento do workshop ocorreu em finais outubro, na unidade de negócio da Ascendum em Leiria, onde mais de 100 convidados e especialistas do setor se reuniram para discutir inovações e desafios no setor florestal. O evento contou com a presença de importantes representantes do setor e de autoridades locais, incluindo o Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
Longo historial na formação
Segundo Pedro Gaspar, diretor comercial da Ascendum “há uma falta de operadores de máquinas florestais em Portugal, e também de mão de obra qualificada. A Ascendum Máquinas tem acompanhado bem de perto esta problemática há já alguns anos e, sabendo da importância do setor florestal para a economia de muitas empresas que operam neste mercado, temos vindo a investir na formação de novos e melhores operadores.
As máquinas e os equipamentos florestais estão cada vez mais evoluídos, incorporam mais tecnológicas e dispõem de uma maior capacidade de trabalho. Assim, para serem operadas de forma correta e segura, torna-se necessário formar profissionais para estarem à altura do desenvolvimento destas máquinas e demais equipamentos florestais.
A Ascendum Máquinas realizou a sua primeira formação já lá vão 35 anos. Ao longo de mais de 3 décadas, temos vindo a formar mais de 100 profissionais, todos os anos, com uma carga de 800 horas/ano. Estas ações formativas são destinadas aos colaboradores da nossa empresa, mas também realizamos formações à medida das necessidades dos nossos clientes.
Recentemente investimos num simulador Ponsse, um equipamento de ponta onde os formandos puderam treinar as suas competências neste simulador, uma tecnologia inovadora que oferece um ambiente virtual seguro e altamente realista. Esta tecnologia permite que operadores aprimorem as suas capacidades antes da transição para o campo, aumentando a segurança e a precisão nas operações.
Este recurso reflete o compromisso da Ascendum em capacitar os profissionais com as melhores práticas de gestão florestal sustentável e estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado neste workshop”, destacou Pedro Gaspar.