A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresentou mundialmente a sua nova geração de dumpers articulados. A Automotive participou no evento, e teve a oportunidade de conduzir esta nova geração de dumpers, na fábrica da Volvo CE, localizada em Braas na Suécia.
No total, são sete modelos denominados por A25, A30, A35, A40, A45 e A60 – e incluem a um dumper completamente novo, o A50 de 45 toneladas. Os motores, mantém-se inalterados, exceto certos tipos de componentes que foram otimizados.
Em declarações à Automotive, Melker Jernberg, Volvo CE President e CEO, referiu no evento que “esta renovação de gama representa o primeiro passo no maior lançamento de produtos da história da Volvo CE, tendo sido desenvolvida para responder às necessidades em constante evolução dos clientes.
Somos uma referência mundial e ocupamos uma posição cimeira no segmento dos dumpers articulados, onde vendemos cerca de 3000 unidades por ano, nos cinco continentes. Em termos de número de unidades pode até parecer pouco para o universo de máquinas que a Volvo CE comercializa anualmente, mas em termos de lucratividade é o melhor produto que temos na nossa gama,” explicou Melker Jernberg.

Produção local, reputação mundial
Os dumpers da Volvo CE são produzidos em apenas duas fábricas, Braas na Suécia (onde estivemos presentes) e Pederneiras, no Brasil. No entanto, Braas é o centro nevrálgico dos dumpers articulados, concentrando não só a produção, como também áreas importantes como o desenvolvimento de produto, compras, logística, teste e vendas. No total, são cerca de 1000 funcionários que trabalham nesta unidade produtiva.
Na visita à fábrica, foi notória a preocupação com a qualidade e logística. Em Braas, os grandes componentes já chegam construídos, como é o caso do motor, da cabine e da caixa de velocidades, bem como de outros menores como os eixos, suspensões, entre outros.
Contudo, é em Braas que o chassis é construído, bem como a caixa de carga, ambos feitos a partir de aço sueco. Aliás, salvo poucas exceções onde o aço japonês é utilizado, quase todos os componentes estruturais utilizados na Volvo CE são fabricados a partir de aço sueco, um produto reconhecido pela sua robustez e durabilidade.

Aliás qualidade é a palavra de ordem na fabricação em Braas, onde um dumper demora em média 7 dias a ser produzido. É um trabalho meticuloso, mas altamente organizado e encadeado, fazendo com que a cada semana sejam produzidos cerca de 50 dumpers, ou seja, uma média de 10 unidades por dia.
Esta nova geração de dumpers passa a ser equipada com uma caixa de velocidades totalmente concebida e construída pela Volvo CE, abandonando assim as caixas da Allison nos modelos A45, A50 e A60. Além disso, todos os eixos agora também são fabricados pela própria Volvo CE.

Pioneirismo nos dumpers
Foi nos anos 60 em Braas que nasceu o primeiro dumper articulado do mundo, o DR631. Produzido, naquela altura pela BM Volvo em colaboração com um carroçador local, a LIVAB – Lihnell Vagn Aktiebolag Braas, este pioneiro veículo ainda tem unidades em estado de circulação, e foi possível encontrar um desses modelos, no decorrer da visita à fábrica.
Além do veículo – que nos surpreendeu por estar totalmente funcional – o que mais impressionou foi podermos interagir com o senhor Lennard Hjert (foto), profissional da Volvo CE que fez parte da conceção e fabrico deste primeiro dumper. Curiosamente, já naquele pioneiro modelo, o motor da Volvo CE era pintado de verde.
Com mais de 80 anos de vida e mais de 4 décadas a trabalhar em dumpers, Lennard Hjert presenteou os participantes com momentos inesquecíveis ao relatar histórias daqueles tempos de pioneirismo, dedicação e ambição industrial. Demonstrando uma gigantesca simpatia, modéstia e humildade, Lennard Hjert també é conhecido como o Senhor Dumper: a patente do dumper articulado está em seu nome, juntamente com o da Volvo CE.

Testar para comprovar
Uma novidade transversal a todos os modelos desta renovada gama é a aplicação da proteção inferior do motor em ferro sendo que as cabines (depois de muitos anos), apresentam agora uma estrutura, desenho, ambiente e funcionalidades completamente novas. Foi possível comprovar, de forma dinâmica, esse salto qualitativo da cabine, aquando da condução que efetuámos do dumper na pista de testes da fábrica.
Neste teste, conduzimos o modelo A35 carregado com 27 toneladas de pedras e terra. Este modelo, que pode carregar até 34,5 toneladas, mostrou-se bastante ágil em todo o percurso realizado. A sua renovada cabine proporciona muito espaço a bordo, e o conforto dos bancos é assinalável, muito acima do que é expetável para um dumper.

Ainda no domínio do conforto na condução, de salientar o funcionamento da suspensão pneumática dianteira e traseira, que estabilizam constantemente o dumper, bem como absorvem quase por completo as irregularidades do piso. Como a cabine quase não oscila durante o andamento, é possível manusear os diferentes comandos através do touchscreen, efetuando sem problemas a regulação do ar condicionado; obter informações da carga e do veículo, conectar o telemóvel, para além de uma variedade de outras configurações que o modelo A35 proporciona. Pormenor importante que testamos: este ecrã touchscreen funciona mesmo quando estarmos a conduzir com luvas.
Se as funcionalidades acessórias são controladas por este ecrã, as funções principais do dumper da Volvo são geridas por controles físicos. Através de dois grandes manípulos, controlamos a caixa de velocidades automática, bem como a operação da báscula. Outras funções podem ser controladas por botões físicos, como as luzes, o bloqueio do diferencial, para além do assistente de manutenção de velocidade em descida, entre outros.

A excelente visibilidade da cabine é complementada por câmaras de filmar, inclusive à frente, um sistema que fica ativo quando o dumper sobe algum percurso mais ingreme. As capacidades off road destes dumpers foram postas à prova e mostraram-se sempre capazes, mantendo a segurança e agilidade em todas as situações que a exigente pista de testes proporcionou.
O único ponto menos positivo deste modelo que pudemos notar, foi uma ligeira demora nas passagens de caixa. No entanto, essa demora já não se fez sentir nos modelos A45, A50 e A60 que estão equipados com caixa de velocidades Volvo, ao invés da tradicional caixa da Allison.

Um novo modelo adicionado à gama: A50
O A50 é um modelo que foi adicionado à gama de dumpers da Volvo CE. Com uma capacidade de carga de 45 toneladas, proporciona mais 10% de produtividade e mais 8% de eficiência no consumo de combustível, em comparação com a geração anterior A45GFS, segundo a marca.
Este modelo está em linha com a gama, disponibilizando tração e estabilidade, graças à cadeia cinemática da Volvo com Terrain Memory enquanto a funcionalidade Volvo Dynamic Drive, com seleção preditiva de mudanças, proporciona maior conforto e eficiência de combustível.

Os modelos A35, A45 e A50 iniciam de imediato a sua comercialização na Europa, sendo que os restantes modelos da gama serão comercializados a partir do verão deste ano. Apenas foram reveladas as características técnicas dos modelos A35, A40, A45 e A50, que publicamos na tabela.
Por fim, de referir que este ano a Volvo CE irá renovar um terço do seu portfólio de máquinas, sendo que as próximas novidades serão apresentadas no stand da Volvo CE no salão Bauma a ser realizado em Munique (de 7 a 13 de abril deste ano), evento mundial onde a Revista Automotive estará presente na qualidade de media partner, prevendo-se mais atualizações de gamas nas escavadoras e pá carregadoras.
