A Foton lançou no mercado português a pick-up Tunland, na versão 100% elétrica e Diesel, G7 e V9 – está última com estreia prevista nos próximos meses –, investindo numa combinação de linhas modernas, desempenho e uma relação preço-qualidade competitiva.
Para simplificar a escolha dos consumidores, sobretudo nas versões Diesel, os modelos apresentam-se com um único nível de equipamento – Sport, bastante completo e adaptado tanto a profissionais como a clientes particulares. Entre uma vasta lista de funcionalidades, destacam-se: cruise control, limitador de velocidade, câmara de visão 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos aquecidos, ar condicionado automático e um ecrã de 10,25 polegadas, que dá acesso a um completo sistema de infoentretenimento.

Potência e sustentabilidade
Segundo o representante da marca em Portugal, a versão G7 Diesel está equipada com um motor 2.0 litros, que desenvolve 163 cv e 390 Nm de binário. Conta com tração integral e pode ser configurada com uma caixa de velocidades manual de seis relações ou uma automática de oito.
No campo da eletrificação, a eTunland surge um motor elétrico de 130 kW (177 cv) e 330 Nm de binário, oferecendo uma autonomia até 360 km (ciclo combinado WLTP). A bateria de 88,6 kWh tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km, reforçando o compromisso da marca com a fiabilidade.
Personalização e benefícios fiscais
Qualquer um dos modelos permite várias transformações e carroçamentos, com suporte direto da marca e posteriormente articulado com a rede de distribuição e os clientes. Destaca-se ainda a possibilidade de conversão para três lugares, o que possibilita a aplicação de uma taxa de ISV reduzida – 10% em vez dos 50% aplicáveis às versões de cinco lugares.

Fiabilidade e rede nacional
De forma a poder responder aos mais exigentes padrões europeus, a Foton também investiu numa rede de parceiros reconhecidos: a Bosch para todos os circuitos de cablagens, ZF nas caixas de velocidade, BorgWarner na tração 4×4 e a CATL para as baterias da eTunland.
A Tunland já se afirmou no mercado global, na Ásia, na América do Sul e também no continente africano, tendo mesmo conquistado o título de Pick-up do Ano 2024, na África do Sul.
Ainda segundo o importador nacional “nesta fase inicial, a Foton contará com seis pontos de venda e assistência em Portugal: Vila Real, Porto (ainda a definir), Santa Maria da Feira, Torres Vedras, Santarém, Lisboa (Venda Seca) e Faro.
Mas as novidades não ficam por aqui, uma vez que já estamos em contagem decrescente para a estreia da Tunland V, um modelo mais musculado e destinado a um segmento premium. Com este modelo, a Foton objetiva redefinir o mercado das pick-ups em Portugal, disponibilizando opções inovadoras e adaptadas às necessidades dos consumidores”.
