Fundada em junho de 2018 a Fourheka é uma empresa especializada em transformação de veículos especiais e comercialização de equipamentos de segurança e iluminação de emergência/trabalho.
A empresa tem sido responsável pela transformação de centenas de pick-ups dedicadas ao serviço público. Nos seus clientes, destacam-se a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, GNR, PSP, e uma longa lista de Bombeiros das mais diversas localidades do país.
Estes veículos – dependendo da tipologia – podem ser equipados com uma ampla variedade de equipamentos como por exemplo: conjunto de sinalização de emergência, iluminação de trabalho, sistema de 220v com bateria secundária, hardtop, estribos laterais, bola de reboque, proteção de cárter, suspensões, para-choques em ferro, guincho, estruturas interiores para equipamento diverso e bancada de trabalho, tabuleiro deslizante, equipamentos informáticos e de comunicações, estação meteorológica, pinga-lumes, depósito de água e equipamentos de extinção manual.

Soluções chave-na-mão
Fábio Santos, CEO da empresa e ex-militar da GNR, referiu que “tem tido um crescimento equilibrado e sustentável. Fornecemos soluções chave-na-mão de veículos novos ou transformação e recondicionamento de veículos novos ou usados do cliente. Nas nossas instalações com cerca de 1.900 m2, localizada em Alhos Vedros, disponibilizamos uma vasta gama de serviços em que destacamos os departamentos de eletricidade auto, serralharia, montagem de equipamentos, legalização de veículos com projetos especiais e caracterização de veículos em parceria com a STROB”.
Fazendo um balanço do ano de 2024, o empresário partilhou que “foi um ano de grande aprendizagem para a Fourheka, novos projetos, novos parceiros, novas metas. Algo que nos fez crescer enquanto empresa ligada ao setor de transformação automóvel, fator bastante importante para uma empresa jovem como a nossa.
Grande desafio
A 20 de outubro de 2024 chegou o nosso maior desafio até a esta data, um projeto aliciante e há muito aguardado, não só pela dimensão, mas por caráter especial e emocional que este projeto traria. Projeto esse que face aos timings, seria de um esforço nunca antes realizado.
Abraçamos o mesmo, e em aproximadamente 25 dias conseguimos transformar uma frota constituída por 38 Skodas Octavia Vertente Transito GNR, 66 Volkswagen Amarok Vertente Territorial GNR e 10 Skoda Kodiaq Vertente Unidade de Intervenção. Estas transformações incidiram desde instalação de circuitos de sinalização prioritária, com sistemas integrados de baterias auxiliares, lettering, pintura automóvel e ainda estrutural e metalomecânica.
Nada disto seria possível sem o esforço e dedicação de todos os nossos colaboradores ao qual expressamos o nosso maior agradecimento, nunca descurando o agradecimento a ser feito aos nossos parceiros e clientes pela confiança depositada no nosso trabalho,” destacou Fábio Santos.

