
Bauma, o maior salão mundial de maquinaria para construção e mineração, decorrerá de hoje até 13 de abril no centro de exposições de Munique, um evento a acompanhar. No website do salão, é possível ter fotos atualizadas diariamente, bem como de webcams que captam todos os momentos nos pavilhões. Adicionalmente a equipa da revista Automotive, fará um resumo dos destaques e das empresas que se destacarão neste evento para o manter informado. Mais de 3.500 expositores de 57 países apresentarão os seus produtos, inovações e tendências nos pavilhões e na área exterior, ocupando um total de 614.000 metros quadrados — o equivalente a cerca de 86 campos de futebol.
A Bauma, a principal feira mundial de máquinas de construção, máquinas para materiais de construção, máquinas de mineração, veículos de construção e equipamentos de construção. A feira será inaugurada pelo Presidente da Baviera Dr. Markus Söder e pelo Presidente da Câmara de Munique Dieter Reiter, juntamente com o CEO da Messe München, Stefan Rummel, no restaurante Turmblick (Entrada Este, 1.º andar). Os representantes dos meios de comunicação social terão a oportunidade de fazer perguntas, tirar fotografias e gravar vídeos. A visita oficial à feira terá início de seguida.

“A Bauma é mais do que uma feira líder mundial. É o coração pulsante da indústria. O impulso proporcionado pela bauma e pelos seus expositores tem uma influência decisiva nos mercados. Este ano, temos o prazer de receber mais de 3.500 expositores de 57 países no centro de exposições de Riem. O foco está nas diretrizes futuras para o setor: digitalização e sustentabilidade”, afirma o CEO Stefan Rummel.
Estas diretrizes estão refletidas nos cinco temas centrais, que ganham vida através do programa complementar e das inovações apresentadas pelos expositores: neutralidade climática, conceitos de propulsão alternativos, construção em rede, construção sustentável e o desafio da mineração. Afinal, o setor da construção continua atualmente a ser responsável por cerca de 38% das emissões de carbono a nível mundial, das quais cerca de 10% são atribuíveis aos processos de construção e à produção de materiais de construção. A pegada de carbono pode ser significativamente reduzida através da integração de tecnologias inovadoras e neutras em carbono, como carregadoras elétricas e escavadoras autónomas, bem como da utilização de materiais de construção sustentáveis. A Bauma é uma plataforma fundamental para apresentar tecnologias inovadoras e sustentáveis, que contribuem para a descarbonização do setor e apoiam o objetivo da UE de neutralidade climática até 2050.

Factos curiosos e impressionantes
O número de inovações que serão apresentadas pela primeira vez demonstra o dinamismo do setor e o empenho das fabricantes no desenvolvimento com foco ecológico. A Wirtgen, por exemplo, apresentará 45 estreias mundiais este ano. A Doka trará consigo um total de 30 novos produtos e a sua torre de andaimes com 30 metros de altura é um verdadeiro destaque. São 180 degraus até ao topo para se desfrutar da vista. A torre é composta por 12.340 componentes e pesa 67 toneladas no total. É também facilmente visível graças aos 113 metros quadrados de LEDs Sitelight. Igualmente impressionante é a grua sobre rastos CC 78.1250-1 da Tadano Faun, com uma estrutura de treliça e um peso total de impressionantes 996 toneladas. Mas o tema da sustentabilidade climática também está muito presente. A Volvo Construction, por exemplo, estará representada este ano pela primeira vez na Bauma com uma ampla gama de máquinas totalmente elétricas e isentas de emissões.

Para além das novas tecnologias que reduzem o consumo dos motores a combustão que são essenciais neste mercado; está a ser apresentada uma vasta gama de novas máquinas elétricas; novos desenvolvimentos na área da autonomia; assim como na gestão digital e máquinas “inteligentes”.