Juan Carlos Martín (foto), diretor geral do Grupo AD Parts, com sede em Girona (Espanha), recebeu a Revista Automotive onde fez um resumo das atividades nos primeiros 5 meses do ano, e também falou sobre a dinâmica ibérica deste conglomerado empresarial, que tem vindo a crescer de forma consistente e robusta no mercado ibérico, sobretudo em Portugal, através da parceria iniciada em janeiro de 2020 com o Grupo Autozitânia.

“O ano de 2025 tem sido muito intenso e positivo em termos de atividades para o Grupo AD Parts, onde destaco a nossa participação e apoio aos diversos encontros empresariais do setor automóvel em Espanha, realizados pelas entidades Faconauto, AERVI e Ancera e, mais recentemente, na feira Motortec de Madrid, onde registámos mais de 7500 visitantes por parte da AD.
Estes profissionais – que se deslocaram de diferentes pontos da península ibérica – tiveram a oportunidade de conhecer, em dois pavilhões distintos, as capacidades do nosso grupo e a amplitude das nossas gamas nossos produtos, bem como os serviços oficinais e as parcerias técnicas. Destaco os 25 anos do programa Millennium, que ao longo deste período já formou mais de 170 mil profissionais em toda a Europa, sendo uma referência em termos de digitalização e formação contínua das empresas do setor oficinal.
Foi uma presença de peso, mas com muito conteúdo técnico, onde apresentamos os nossos acordos comerciais para distribuição das marcas LEAO Tires, SWF (escovas de para-brisas) e também da Lesonal, para a área de repintura automóvel. Igualmente importante foi o lançamento da plataforma mekanicjobs.com, criada pela AD em parceria com o centro técnico da AD e Grupo Eina, para apoiar as empresas do setor oficinal na contratação de talento qualificado.
Dimensão e proximidade

Toda esta dinâmica de atividades tem por detrás o apoio de uma grande equipa e um robusto suporte empresarial da AD Parts, que foi fundada em 1989 pelo seu atual presidente Josep Bosch, um homem que naquela altura estabeleceu um objetivo de desenvolver os negócios da multinacional AD no mercado espanhol e português. Meta que, passados 36 anos, tem vindo a se confirmar tanto do ponto de vista das vendas, faturação e expansão da gama de produtos mas, principalmente, pela adesão de novos associados e mais de 570 pontos de venda nos dois países.
É justamente na capilaridade que reside a diferença deste grande grupo empresarial que é a AD Parts. Estamos presentes, com os nossos parceiros, em muitas localidades e com um serviço de proximidade focado na satisfação dos nossos clientes oficinais, incluindo as oficinas que trabalham com veículos pesados, através do nosso programa Millennium. Também dispomos de um call center (localizado em Figueres, Espanha), específico para dar apoio a esta tipologia de veículo, incluindo 3 unidades tratoras próprias (camiões), que utilizamos nas ações formativas aos profissionais que trabalham nas oficinas de veículos pesados.
Veículos pesados

Dispomos de um nível bastante evoluído de sócios que trabalham com veículos pesados. E isto se conquista ou por aquisição de empresas do setor oficinal que já trabalham com esta tipologia de veículos, ou dotando as empresas/clientes já existentes nesta área de negócio com recursos, ferramentas, serviços e formações específicas, diferentes daquelas que normalmente são disponibilizadas para as oficinas de veículos ligeiros de passageiros.
Estamos muito bem posicionados em termos de serviços para os veículos ligeiros em Espanha e em Portugal e, no tocante aos veículos pesados, estamos a avançar de forma consistente e em função das análises que efetuámos destes mercados, em conjunto com os nossos parceiros locais. Os avanços são feitos de forma gradativa e, ao longo do tempo, apresentam os seus resultados.
Por exemplo, o nosso sócio Autozitânia em Portugal antes de ingressar na AD, não tinha em seu portfólio determinadas linhas de produtos que graças à parceria estabelecida com a AD Parts, passou a disponibilizar aos seus clientes, como é o caso dos pneus LEAO (fabricados na Sérvia, Europa). Da mesma forma, a força do nosso grupo permitiu que ao longo dos anos os nossos sócios em Espanha também ampliassem as suas linhas de produtos, numa constante evolução e adaptação ao mercado.
Novas parcerias

Temos a felicidade de trabalhar com as principais marcas de peças premium, o que significa dizer que esta nossa dimensão e pujança beneficia os nossos parceiros, como é o caso do grupo Autozitânia que, quando necessita dispor de determinadas linhas de produtos premium ou quality, encontra na AD Parts o suporte técnico-comercial necessário. Além disso, dispomos de um armazém central aqui em Girona com mais de 26 mil mts2 de área, com um diversificado stock de produtos e logística própria.
Recentemente iniciámos conversações com o Grupo TriAlliance (parceiro da Ancera, ndr.)., sendo uma empresa muito interessante e que poderá nos trazer oportunidades de negócio. Tem na gestão da sua estrutura europeia, pessoas com uma mentalidade muito aberta e com uma boa visão do mercado ibérico. É um bom parceiro comercial e já temos vários sócios da AD Parts que estão a trabalhar com as 3 marcas da TriAlliance.
É um passo natural, pois estamos a registar um crescimento de marcas automóveis chinesas no parque circulante ibérico, com a entrada de novos modelos através da importação direta de marcas automóveis europeias (como é o caso da marca Leapmotor, através do grupo Stellantis) e, a breve prazo, com fabricação de veículos em solo europeu. Em Espanha, por exemplo, a antiga marca espanhola de automóvel Ebro foi adquirida pelo fabricante chinês Chery, para produzir modelos, utilizando a antiga fábrica da Nissan, em Barcelona.
Produtos de marca própria

O grupo AD Parts tem uma posição interessente em termos de presença no mercado de pós-venda. Por um lado, somos vendedores de produtos de qualidade premium e, ao mesmo tempo, dispomos de uma linha de produtos de marca própria de qualidade equivalente. Contudo, não temos muitos produtos sob a insígnia de marca própria, e somente aqueles que consideramos que estrategicamente nos interessam, pois são importantes comercialmente para o nosso mercado e, cuja competitividade é imprescindível para o nosso negócio.
Com estas premissas, temos uma linha de produtos de marca própria de baterias, lubrificantes, escovas de para-brisas, filtros, componentes de travagem entre outros, bem como uma linha de produção localizada aqui em Girona, onde fabricamos e embalamos cerca de 8 mil toneladas/ano de líquidos de refrigeração do motor e uma linha de fabricação e embalagem de 4 mil toneladas/ano de líquidos limpa para-brisa.
No caso dos lubrificantes da marca própria AD, embalamos anualmente cerca de 12 mil toneladas deste produto, aqui na nossa unidade de Girona. São produtos AD, denominados Premium Private Brand, com mais de 400 referências para diferentes marcas e modelos automóveis. Os produtos sob a marca AD não estão à venda nas grandes superfícies, pois são exclusivos para os nossos sócios e parceiros, e dispõem de garantia e aconselhamento de aplicação, utilização e instalação, por parte dos nossos técnicos.
O grupo AD Pasrts atualmente emprega mais de 6 mil pessoas e dispõe de uma frota própria com mais de 3400 viaturas, contabilizando a nossa estrutura própria e os nossos associados (exceto as redes oficinais). Somos por assim dizer, um benchmark para os nossos concorrentes que, por sua vez, são igualmente muito bons naquilo que fazem.
Este posicionamento de qualidade, por parte dos nossos associados e por parte da nossa concorrência, é bem visto pela AD pois é importante que o nosso setor e o mercado de pós-venda em geral tenham profissionais e empresas que invistam na qualidade e que promovam as boas práticas concorrenciais”, finalizou Juan Carlos Martin.
