Historicamente reconhecida pelos seus motores diesel, a Cummins está a diversificar o portfólio da sua produção e tem utilizado as forjas para produzir eixos e suspensões para veículos pesados.
No âmbito dos eixos, destaque para o novo eixo elétrico de piso ultrabaixo (eULFA), desenvolvido para melhorar a acessibilidade, a eficiência e o desempenho dos autocarros urbanos atuais. Este eixo está equipado com dois motores de alto desempenho e dois inversores ELFA3, com um design de engrenagens patenteado que permite menor velocidade do motor, assegurando também baixos níveis de ruído durante a condução.
O eULFA está disponível em diferentes larguras de via, relações de transmissão e interfaces de suspensão, suportando velocidades até 85 km/h, projetado para uma utilização intensiva em ambiente urbano.
No segmento das suspensões, uma nova gama foi lançada pela Cummins: a suspensão dianteira independente ProTec (IFS). Esta suspensão resulta numa melhora à tecnologia comprovada da marca Meritor, utilizada em diversas suspensões independentes. Todo o sistema de suspensão e direção foi desenvolvido para funcionar como uma substituição direta (drop-in) das suspensões existentes. A ProTec IFS permite diversas formas de afinação, incluindo direção, molas pneumáticas e barras estabilizadoras, de acordo com os requisitos da aplicação do veículo pesado.
Depois de ter adquirido a Meritor em 2022, a Cummins tem vindo a apresentar cada vez mais soluções diversificadas para o mercado dos pesados, em complementaridade à sua também cada vez mais vasta gama de motores a combustão (diesel e hidrogénio), híbridos e elétricos.


























