O parque circulante de automóveis 100% elétricos usados importados está a aumentar em Portugal. Desde o início deste ano, já foram matriculados 9.914 veículos importados usados. Comparado com o mesmo período em 2024 (de janeiro e maio), o ano de 2025 apresenta um aumento de 93,10%, segundo dados de entidades do setor.
“A reparação de carros elétricos exige cuidados especiais devido à alta tensão das baterias e à sensibilidade de seus componentes eletrónicos em geral. São necessários conhecimentos técnicos; formação adequada de nível 3; utilização de equipamentos e ferramentas específicos para a intervenção nesta tipologia de veículo e, naturalmente investimento em espaço adequado para garantir a segurança do mecânico e a qualidade do trabalho de reparação”.

Quem o diz é Mário Moreira, diretor de operações da FLS Motor Bosch Car Service, com sede em Gondomar, a primeira oficina da Península Ibérica a ser certificada pela Bosch para a manutenção e reparação de veículos híbridos e elétricos, e vencedora do prémio Rede Oficinal, atribuído pela Revista Automotive.
“A FLS Motor investiu num espaço específico e na formação da equipa para realizarmos, com toda a segurança, a intervenção em viaturas eletrificadas ou 100% elétricas de todas as marcas, nas áreas de manutenção, colisão e pneus. Em decorrência, temos registado uma boa procura quer de particulares quer de frotas”, acrescentou Mário Moreira.
