A competição Suzuki Litros vs. Kilos, um evento de beneficência, realizou-se mais uma vez. A redução do consumo real de combustível em comparação com os números oficiais é convertida em quilos de alimentos essenciais para o Banco Alimentar de Madrid. Este ano, a 11ª edição do evento recolheu um total de 3.009 kg de alimentos essenciais contribuindo assim para a cifra total de quase 42 toneladas de alimentos ao longo destes anos.
O desafio Litros vs. Kilos é simples: equipas de dois jornalistas da imprensa especializada devem completar um percurso de 57,4 km na via pública, demonstrando as suas capacidades de condução e minimizando o consumo combinado de combustível oficial, praticando técnicas de condução eficientes.
Habilidade ao volante para tirar partido da potência, cuidado com o acelerador para uma condução ecológica e travagem mínima, sempre com o objetivo de regenerar a carga da bateria elétrica, foram os ingredientes que permitiram à dupla vencedora alcançar um consumo médio de 3,1 litros/100 km, representando uma redução de 29,5% face ao valor oficial.
O Swift partilhou o protagonismo com o Vitara, concretamente a versão All Grip, que conta com um eficiente motor de 4 cilindros e tecnologia mild-hybrid. A dupla vencedora conseguiu um consumo de apenas 4,1 litros por cada 100 km durante o teste, reduzindo o valor oficial em 24,1%.
Todos os participantes demonstraram que, com uma condução eficiente, é possível atingir um consumo de combustível muito baixo. De facto, o consumo médio do grupo Swift foi de 3,3litros/100Km. No caso do Vitara, a média para todos os participantes foi de 4,4 litros/100km.
Excelente iniciativa: diferenciadora, criativa, educativa, motivadora da condução responsável, da partilha de conhecimentos e experiências. De valorizar e incentivar; não só pela causa nobre, mas especialmente, porque dá oportunidade aos jornalistas de aplicarem na prática e em condições do dia-a-dia as suas competências e usufruírem do carro.





























