O Exército brasileiro, elegeu o veículo Centauro II da IVECO Defence Vehicles (IDV), no seu processo de aquisição de viaturas blindadas. O blindado Centauro II é um veículo de rodas 8×8 equipado com armamento de 120 mm, representando o topo de gama da IVECO em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, desempenho de tiro, comunicação e proteção da tripulação.
No que diz respeito à mobilidade em particular, a relação peso-potência, aumentada para 24 cv/tonelada, proporciona um desempenho assinalável em termos de velocidade e aceleração graças ao motor IVECO de nova geração, que oferece mais de 720cv. O blindado foi concebido para servir em missões OOTW (Operations Other Than War) e para guerra urbana, onde a plataforma é muito mais funcional do que outras em termos de mobilidade e poder de fogo.
Tem um peso de 30 toneladas, cujo chassis foi especificamente desenhado pela Iveco Defence Vehicles (IDV), mas com maior ênfase na proteção da tripulação, como evidencia a forma do “V” com dupla chapa de aço balístico, que desvia as explosões vindas de baixo. Possui revestimento interno de placas com “spall liner”, o que reduz bastante o número de lascas produzidas por um projétil perfurante; assentos balísticos e outras soluções de engenharia que garantem maior capacidade de sobrevivência.
O controle digital da pressão dos pneus (CTIS), aliado aos sistemas run-flat, a nova suspensão e a baixa pressão nominal no solo permitem que o novo blindado Centauro opere em qualquer tipo de terreno.