Revista Automotive
Quinta-feira, Outubro 23, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pós-Venda

ZF investe na reutilização e incentiva a economia circular

9 de Agosto, 2023
in Pós-Venda
ZF investe na reutilização e incentiva a economia circular

A proteção ambiental é um dos principais objetivos da ZF. A reconstrução de peças tem um impacto considerável no ambiente, uma vez que contribui significativamente para a economia circular, permitindo que os produtos tenham múltiplos ciclos de vida e, ao mesmo tempo, melhores a gestão do fornecimento e os custos a longo prazo.

Ao manter os componentes e seu material incorporados em uso por mais tempo, é possível evitar significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2.

A ZF Aftermarket, na Espanha e em Portugal, possui um extenso portfólio de produtos reconstruídos, como pinças de travão, caixas de velocidades reconstruídas, sistemas de direção com caixas, bombas e colunas de direção, uma ampla gama de compressores pneumáticos, moduladores de eixo para veículos com reboque, unidades de controlo e um programa especial de embraiagens reconstruídas, sendo estes alguns dos exemplos mais relevantes. 

Custos energéticos

Todos esses produtos estão associados a um programa de recuperação de cores (equipamentos) que permite dar uma nova vida a produtos usados, com custos energéticos muito mais sustentáveis, o que contribui para uma economia circular importante para o setor. A colaboração e a resposta dos clientes a esse tipo de soluções são positivas, uma vez que lhes permite ter um programa para seus clientes com garantias, a um custo mais baixo e com uma mais-valia de sustentabilidade que cada vez mais é exigida pela sociedade, tornando as empresas mais competitivas graças à sustentabilidade.

Atualmente, existem soluções específicas que contribuem para a redução do consumo de combustível em veículos, o que tem um impacto positivo na redução das emissões de CO2 para a atmosfera. Por exemplo, o OptiFlow Tail permite uma condução mais económica de reboques, com economias de combustível de até 1,1 L/100 km em velocidades de autoestrada e uma redução de até 2,8 toneladas de CO2 por ano e por reboque. 

Reutilizar

Por sua vez, o Optitire, sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), proporciona economia de combustível e CO2 de até 2%, evitando os pneus circularem com pressão abaixo do ideal. Além disso, a ZF Aftermarket disponibiliza uma ampla gama de produtos especialmente projetados para veículos híbridos e elétricos, como pastilhas de travões, suportes de motores, kits de reparação para amortecedores e transmissões híbridas, entre outros.

A economia circular é um modelo de produção e consumo que promove a partilha,  reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes, com o objetivo de alargar o ciclo de vida dos produtos e criar valor adicional. 

Na ZF, quando um produto atinge o fim de sua vida útil, os materiais são mantidos na economia por meio da reciclagem sempre que possível. 

Além de desenvolver produtos reutilizáveis, a ZF também se preocupa em produzi-los de forma mais sustentável. Assim, todas as unidades de produção da ZF Aftermarket na Espanha e Portugal utilizam energia elétrica proveniente de fontes renováveis e são certificadas nesse sentido. 

Reduzir emissão de CO2

Um projeto interessante implementado nas fábricas de pastilhas de travão da ZF Aftermarket na Espanha é o projeto de reutilização de óleo hidráulico. Nesse projeto, o óleo hidráulico utilizado no processo de prensagem das pastilhas de travão é reutilizado, em vez de ser descartado como resíduo perigoso. Por meio de um processo chamado DST (Double Separation Technology), o óleo é filtrado e submetido a uma separação física e química, removendo as partículas contaminantes e nanopartículas. 

O óleo recondicionado é convertido em um novo óleo hidráulico para uso subsequente, contribuindo para a economia circular e evitando a emissão de toneladas de CO2 para a atmosfera. Esse processo resulta em uma redução significativa das emissões de CO2, sendo estimado que a reutilização de 23,5 m³ de óleo hidráulico evite a emissão de 79,9 toneladas de CO2 anualmente. A previsão é de que o óleo seja reutilizado por 10 anos, evitando um total de 799,9 toneladas de CO2.

Recommended For You

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

7 de Outubro, 2025
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Segundo a Valeo, a tecnologia de transmissão de Dupla Em­braiagem Húmida (DWC), melhora o desempenho automóvel sem sacrificar o conforto e ainda permite uma condução mais suave e...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

6 de Outubro, 2025
Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

Agendado para os dias 9, 10 e 11 de junho de 2026, o salão The Tire Cologne (TTC) já está em andamento e deu a conhecer o seu...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Equip Auto 2025 – Novas baterias Fulmen em destaque

22 de Setembro, 2025
Equip Auto 2025 – Novas baterias Fulmen em destaque

A Exide Technologies, fabricante de referência de baterias inovadoras e sustentáveis ​​para aplicações automóveis e industriais, apresentará algumas novidades na 50ª edição da Equip Auto 2025, que decorrerá em Paris,...

Read moreDetails
Next Post
Hyundai i30 – compacto e com bom estilo

Hyundai i30 – compacto e com bom estilo

TAB Batteries com ambições de crescer em Portugal

TAB Batteries com ambições de crescer em Portugal

Kögel em dia único com clientes  

Kögel em dia único com clientes  

Edição Mensal

Notícias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

4 horas ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

1 dia ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

2 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

3 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

6 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal