Fundada em 1965 em Mezica, na Eslovénia, a TAB Batteries tem expandido as suas atividades em diversas partes do mundo, sendo hoje uma referência em termos de baterias para o mercado de pós-venda, bem como em termos de equipamentos para instalações de energias renováveis (solar fotovoltaica), telecomunicações, computadores, iluminação de emergência e sistemas de alarmes, entre tantos outros.
Em 2005, a TAB Batteries abre a sua delegação em Espanha, com uma unidade em Barcelona, onde dispõe de uma ampla estrutura administrativa, grande armazém, logística e serviços técnicos-comerciais, que dão cobertura a toda península ibérica bem como aos países da América Latina e ao Magreb em geral.

No âmbito da sua estratégia de expansão comercial, a TAB Batteries tem legítimas ambições de crescer as suas vendas e ampliar a sua presença no mercado de pós-venda em Portugal. Para sabermos um pouco mais sobre esta empresa e marca, a Revista Automotive entrevistou Miguel Pérez Schwarz (foto à esq.), diretor executivo e Raúl Pacho, diretor comercial da península ibérica, que falaram sobre as grandes linhas da TAB Batteries.
“Para contextualizar, fabricamos baterias, na sua grande maioria, para o mercado de pós-venda, onde temos uma grande presença ibérica, com uma ampla gama de produtos para veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, camiões, tratores, embarcações náuticas, motos, e aplicações médicas.
Também produzimos equipamentos para energia solar, bem como acessórios para baterias, tais como carregadores, voltímetros, cablagem, cabos para recarregamento de veículos híbridos, sensores de humidade, baterias lithium-ion, entre muitos outros. Todos os nossos produtos são fabricados com os mais elevados níveis de qualidade, com certificações internacionais.
Nova estratégia
Portugal é um mercado de grande importância para a TAB Batteries. Apesar de estarmos bem implementados geograficamente, sabemos que há um grande potencial de crescimento da nossa marca. Como tal, estamos a reorganizar a nossa forma de atuar junto aos nossos atuais distribuidores, procurando impulsionar novos negócios com os nossos atuais parceiros portugueses ou através de grupos, para juntos, dinamizarmos a nossa presença nas empresas de reparação em geral (oficinas).
A TAB Batteries tem um grande potencial de crescimento em Portugal e estamos a trabalhar para alcançarmos uma posição cimeira entre as marcas de baterias mais vendidas. Em termos de atividades, tivemos um bom desempenho nos primeiros seis meses deste ano, nos segmentos da exportação, baterias de arranque, estacionárias e de tração, sobretudo nas baterias estacionarias, quer em Espanha quer em Portugal, o que nos permite antever um bom ano ibérico para a nossa empresa.
O funcionamento da nossa estrutura ibérica assenta nos departamentos administrativos, financeiro, comerciais, compras, marketing, serviço técnico, apoio ao cliente e logística. Todos estes departamentos estão interligados e com objetivos próprios, que no final contribuem para o desempenho da nossa empresa. Em termos logísticos, dispomos de um armazém central em Barcelona, sede ibérica da TAB Batteries, onde gerimos todo o negócio de baterias de arranque, através de uma equipa com mais de 50 pessoas. Também dispomos de armazéns em Madrid, La Corunha e Sevilha.

Potencial de crescimento
A TAB Batteries possui quatro fábricas de baterias de arranque na Europa (3 na Eslovénia e 1 em Espanha) que, em conjunto, produzem anualmente seis milhões de baterias de arranque, 85% das quais destinadas ao setor de pós-venda que é o core da nossa empresa. Com base neste potencial produtivo, historial de mais de 50 anos da nossa empresa numa clara estratégia de crescimento ibérico, estamos confiantes de que até 2025 poderemos vir a ter 10 distribuidores em Portugal.
Será com os atuais e futuros parceiros comerciais, com o apoio de uma equipa própria de profissionais dedicados ao mercado português e com a dinamização das nossas ações formativas para os profissionais das oficinas que ambicionamos ampliar as nossas vendas, e a nossa quota de baterias de arranque no mercado de pós-venda, posicionando a TAB Batteries como uma marca de referência ibérica”, salientaram Miguel Pérez e Raúl Pancho.
