Revista Automotive
Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Audi Q2 – compacto, confortável e moderado nos consumos

24 de Agosto, 2023
in Frotas
Audi Q2 – compacto, confortável e moderado nos consumos

O Audi Q2 30 TFSI revelou-se uma surpresa na condução, para uma viatura que só tem um motor 1.0. Este SUV, além de responder bem às solicitações em estrada, revelou-se pouco “guloso” nos consumos, com uma autonomia superior a 750 km, para um depósito cheio.

Fabricado em Ingolstadt, cidade sede da Audi, o Q2 utiliza o mesmo motor 1.0 turbo de três cilindros e 110 cv da atual geração que, contudo, recebeu algumas atualizações recentemente. Incluiu ainda novos para-choques, faróis e lanternas traseiras em LED, além de retoques na grade, nas laterais, no desenho das rodas, nas cores disponíveis e pequenas melhorias nas saídas de ar condicionado. 

Apesar destas alterações, a nível de equipamento de assistência ao condutor e auxiliares eletrónicos de condução está a um nível elementar, faltando elementos que já são comuns em quase todas as viaturas desta categoria. É certo que conta com um sensor de estacionamento traseiro, mas estão ausentes alguns outros sistemas auxiliares, tais como Night Vision; vigilância do ângulo morto; e alerta de tráfego traseiro, por exemplo.

Motor 1.0 TFSI

Em 2020, a versão de entrada a gasolina contava com o motor 35 TFSI, um 1.5 TSI de quatro cilindros e 150 cv. Posteriormente, o motor 1.0 TSI de três cilindros e 110 cv foi adicionado à linha, equipando o Q2 30 TFSI agora testado. O Q2 compartilha a mesma plataforma do VW T-Roc, uma variante da MQB-A0 utilizada nos modelos do segmento B do Grupo Volkswagen. Desde o início, a ideia era reduzir os custos deste Q2, pelo que esta versão possui suspensão traseira com barra de torção.

Melhoria visual 

O look do Q2 melhorou significativamente em relação a 2016. Embora o exterior do Q2 esteja atualizado, o mesmo não pode ser dito sobre o interior, que parece desatualizado em comparação com outras viaturas da mesma gama, e do mesmo grupo. 

Alguns comandos manuais, como do ar condicionado, são mais práticos que os comandos táteis. A interface do ecrã tátil está um pouco desatualizada, e já merecia ter evoluído.

Espaço adequado

O Q2 revelou-se confortável em longas viagens, não se sentindo a fadiga da condução. O espaço disponível nos quatro lugares principais é suficiente para todos os ocupantes. O quinto passageiro terá menos espaço em largura e terá um túnel entre as pernas. A capacidade do porta-malas, com 405 litros, é um bom valor.

A posição de condução é alta. A visibilidade é boa em todas as direções, o volante está bem posicionado e oferece ajustes amplos. A alavanca de mudanças manual de 6 velocidades está bem posicionada.

O motor 1.0 TFSI de três cilindros possui um bom isolamento acústico, e não há vibrações excessivas no habitáculo. Nesta versão, não há outros modos de condução disponíveis.

O seu rolar é suave e tem um comportamento estável, com quase ausência de ruídos no interior. O consumo revelou-se equilibrado entre a condução na cidade e na auto-estrada. Assim, no nosso teste, o computador de bordo revelou um consumo de 5,5 l/100 km em auto-estrada e 7,6 l/100 km em cidade.

FICHA TÉCNICA

Informação geral

Tipo de carroçaria SUV

Portas 5

Lugares 5

Combustível Gasolina

Potência 81 kW (110 cv)

Cilindrada 999 cc

Número de cilindros 3

Tração Tração dianteira

Caixa de velocidades 6 Velocidades

Quilometragem

Velocidade máxima 197 km/h

Emissão sonora do ruído dos pneus 66 dB

Pesos

Peso Bruto 1.815 kg

Preço inicial: 33.201 euros

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Novo Mégane E-TECH Elétrico – filho da Renaulution

Novo Mégane E-TECH Elétrico – filho da Renaulution

Valeo aumenta materiais reciclados nos seus produtos

Valeo aumenta materiais reciclados nos seus produtos

Schmitz Cargobull – semirreboque elétrico certificado

Schmitz Cargobull – semirreboque elétrico certificado

Edição Mensal

Notícias

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

9 horas ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

1 dia ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

2 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

3 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

4 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal